58ª Convenção

58ª Convenção Nacional da AJSI/BR – São Paulo

Quando os últimos acordes foram ouvidos nada mais era o mesmo na vida dos milhares de participantes da 58ª Convenção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (AJSI/BR), no dia 28 de julho.

Pela primeira vez na história o evento teve quatro edições simultâneas que interagiram via Internet, por telões. Em São Paulo, Salvador (edição Nordeste), Porto Alegre (edição Sul) e Brasília (edição Centro-Oeste), o tema “Pratique o Bem: Cultive a Fé” ganhou os palcos com o que há de melhor na doutrina “Homem filho de Deus”. Somadas as quatro plateias, o público chegou a mais de 12 mil pessoas. Ao que tudo indica, esse dia não será esquecido tão cedo. Durante a programação, informações sobre os problemas sociais e contemporâneos dos jovens de hoje eram passados de forma a suscitar reflexão. Números da violência, do aborto e outras demandas que atingem a juventude brasileira serviram de gancho para que todos se sentissem convidados a tomar uma postura de efetiva fé, em seu dia-a-dia, em favor da causa da Vida. É válido concluir: a 58ª Convenção continuará a viver nos corações e lares, nos ideais e mentes, através do compromisso de cada um em viver, na prática, os Ensinamentos da Seicho-No-Ie.

Cada edição teve seu sotaque, mas as orações, os relatos, músicas, coreografias e divulgações de livros, revistas, eventos, e também das reuniões de Associação Local falaram o mesmo idioma, o da prática do bem. Palestras da tarde – A mensagem do Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, Preletor Junji Miyaura, levantou as quatro plateias, pela Internet, a partir do palco da edição Centro-Oeste. “Vamos tornar o Brasil uma potência mundial com a força dos jovens”, conclamou. As palestras mantiveram esse “espírito”, tanto pelo caráter fortemente doutrinário quanto pela atualidade dos temas: Meio Ambiente, Ideal e, claro, Fé, na máxima força do termo. “Essa é a Convenção da Fé! Tudo o que nós desejarmos é possível”, disse a preletora Ivone Gomes Holanda, no Ginásio do Ibirapuera, sobre a qual deslizaram várias “avalanches” de aplausos. A última mensagem foi feita pelo Presidente da AJSI/BR, preletor Carlos Alberto da Silva, que arrebatou a multidão e calou fundo nas mais de 7 mil pessoas presentes no ginásio. “Tudo o que sou, devo à Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL”, declarou, chorando, trazendo consigo o ginásio num mesmo “tsunami” de lágrimas.

Vencedores dos concursos culturais 4º Concurso Nacional de Músicas Inéditas – 3º Lugar: da Regional SP-JABAQUARA, música “Eu sei aonde vou chegar”, de Maritza Clarisse Tello de Montreuil. 2º Lugar: RN-NATAL, música “Fazer o Bem”, de Juarez Cravo da Silva Júnior; 1º lugar: MG-BH CAIÇARA, música “Rosa dos Ventos”, de Nathalie Santos Caldeira Gomes e Ricardo Tsuyoshi Motai. 4º Concurso Nacional de Bandas – 3º Lugar: da Regional MG-BH CAIÇARA, a banda De Repente Sol; 2º Lugar: de SC-FLORIANÓPOLIS, a banda Néctar Ideal; 1º lugar: de SP-SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, a banda Jovens de Ouro. 3º Concurso Nacional de Camisetas – 3º Lugar: SP-PENHA; 2º Lugar: SP-SÃO JOSÉ DOS CAMPOS; 1º lugar: PA-BELÉM, tendo como Destaque Nacional a Regional DF-BRASÍLIA. Caravanas Edição São Paulo – Caravana mais distante: PA-BELÉM – Maiores Caravanas: Em 3º Lugar, SP-SÃO JOSÉ DO RIO PRETO; em 2º lugar MG-BH CAIÇARA; e em 1º lugar SP-CAMPINAS.

Família unida – Quando o assunto é convenção, os jovens da Seicho-No-Ie não perdem um segundo sequer. Não havia acabado a convenção deste ano e já foi lançada a 59ª Convenção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (AJSI/BR), que terá edições, em 2014, nas cidades de São Paulo, Salvador (Nordeste), Uberlândia (Centro-Oeste), e Criciúma (Sul). O anúncio foi feito pelo preletor Régis Yoshio Shimanoe, que anunciou: “Como grande família unida que é a Seicho-No-Ie, a Convenção do ano que vem será em homenagem ao Jubileu de Diamante da Associação Pomba Branca”, disse ele, que ainda acrescentou: “Venha e traga um amigo, assim faremos mais pessoas felizes”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *