Celebração às tradições: o amor à Pátria manifestado na Edição Sul da 61ª Convenção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Por Anderson dos Santos Machado

 

​A linda sede da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo se encheu de verde e amarelo para receber as caravanas vindas de 11 regionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no dia 24 de julho de 2016. Algumas,  enfrentaram a madrugada gelada na estrada para estar cedinho no evento. A felicidade era nítida no semblantes de todos,  por estarem recebendo, terceira vez, a Convenção Nacional da Associação Nacional dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL na região sul do país que reuniu 1.300 participantes, em sua 61ª edição.

 A anfitriã da vez é a regional RS-Novo Hamburgo, que há meses envolveu toda  liderança para os preparativos à altura de uma convenção. O amor de cada dirigente foi manifestado em todos os momentos que antecederam o evento, o auge desse trabalho.
Ao longo da programação, os participantes foram mergulhando cada vez mais no sentimento de amor à pátria. Na música, no teatro e na dança, os valores culturais foram destacados. Para um povos tão ligado às raízes,  aos ancestrais das mais diferentes origens, celebrar a verdadeira natureza do Brasil soou com um sentimento muito especial. No sotaque carregado, no compartilhar do chimarrão, na cuca (bolo típico da culinária alemã e italiana) servida no lanche, apareceram diferenças bem marcantes da personalidade sulina, ou seja, infinitas são as formas para expressar o mesmo amor que os brasileiros de outras partes do país sentem por esta terra.
Na programação, a contribuição das diferentes etnias, bem como o valor de personalidades que externalizaram toda sua potencialidade em busca de um ideal e servem de exemplo mundo à fora foram destaques. No teatro de abertura, uma linda e majestosa arara azul conduziu uma menina pelas belezas e valores do Brasil, levando os participantes a sentir a profunda emoção de ser brasileiro.

O time de orientadores da edição sul contou com o Preletor em grau Máster Tuguio Teramae, Preletor da Sede Internacional Carlos Alberto da Silva, Preletora em grau Máster Ivone Gomes Holanda, Preletor em grau Sênior João Ricardo Viana Costa e o Preletor em grau Júnior Valter Otaviano da Costa Ferreira Junior. Todos trouxeram em suas palestras, reflexões importantes sobre a identidade de ser brasileiro e como expressar isso diariamente. É reconhecendo a natureza divina em cada um de nós que podemos manifestar a harmonia e a riqueza da nação.

Por fim, a flâmula de regional-sede foi passada para a regional SC-Florianópolis,  que receberá 62ª Convenção Nacional da AJSI/BR. Todos saíram cheios de energia e confortados pelas palavras da Verdade, com o gostinho de aguardar a próxima edição perto de casa.

 

.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *