62ª Convenção Nacional da AJSI DO BRASIL – Edição Sul

Por Alexandre Fernandes Fossari – Presidente da AJSI da regional SC-Florianópolis

Sorrir, aprender, compartilhar ótimos momentos… Viver a Verdadeira Liberdade. Foi esse objetivo que levou mais de 1600 jovens de todo sul do Brasil a Florianópolis, dia 23 de julho de 2017, para a Convenção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL – Edição Sul, com o tema “Viva Livre”.
O evento, ocorrido no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, foi o 62º no Brasil e o 1º em Florianópolis. Um marco para a cidade e para a regional. Nas palavras do Supervisor Administrativo e Doutrinário, preletor Paulo Katsuaki Umezawa: “essa Convenção nos traz de presente o nascimento de uma nova regional”. Foram meses de muito trabalho para que os jovens pudessem desfrutar de tudo na intensidade de um dia.

O ideal, além do evento, era oferecer aos participantes a oportunidade de ultrapassar fronteiras e conhecer novas culturas em um ambiente de plena liberdade. Logo na chegada ao Centro de Eventos, as pessoas eram recebidas pelo Boi de Mamão, manifestação folclórica do litoral catarinense que conta, em tom cômico, a história de morte e de festejada ressurreição de um boi. Para um contato ainda mais próximo com a cultura açoriana, feira com sete artesãos locais permitia conhecer e levar para casa um pedacinho da ilha de Florianópolis. E se o desejo era voar e ir ao outro lado do mundo, a Nipo Cultura trazia exposição com origamis, máscaras, quimonos, furoshiki (técnica de embrulho de presentes), entre outros elementos da cultura japonesa.

E em um ambiente sem fronteiras, que nos permite perceber que “eu e o todo somos um”, caravanas de Criciúma e Curitiba faziam entusiasmada e vibrante recepção aos que subiam para o auditório central. Já durante o evento, interações musicais e apresentações teatrais faziam vibrar e emocionar. Tudo isso preparado para o ponto alto do evento, onde através de grandes palestras, os preletores José Adalton de Oliveira, Daniela Cristina Seghessi, Marie Murakami,  Marcus Vinícius Haruo Oshima e Ênio Maçaki Hara falavam sobre temas como a missão do jovem de construir uma nova civilização, a importância da gratidão aos pais e de uma vida baseada na lei e na ordem.

Assim os participantes puderam sentir e compreender o que é a  verdadeira liberdade. E, como diz, com bastante ênfase, a música tema dessa convenção nacional, “É agora”. Não é amanhã ou depois, ou mesmo através daquilo que já passou. É agora que fazemos um novo mundo, um mundo onde os jovens são verdadeiramente livres

.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *