“SE VOCÊ FOR, EU VOU” – 8ª Conferência Nacional para Jovens de 15 a 20 anos (AJSI-TEEN)

A 8ª Conferência Nacional para Jovens de 15 a 20 anos (AJSI-TEEN) trouxe, por mais um ano, todo o encanto e a poesia como um presente. O tema “Se você for, eu vou”, surgiu da necessidade de falar sobre vínculos e relações verdadeiras e como isso pode salvar uma ou várias vidas, especialmente nesta faixa etária onde grandes desafios e decisões surgem diante de nós.

Se você for, eu vou” tratou da abnegação inerente à amizade, levou a todos a pensar sobre quantas vezes deixamos de fazer algo para nós mesmos em prol de um amigo. Atingiu a reflexão sobre a empatia, o verdadeiro vínculo de amor que “espera” pelo outro para que ambos possam crescer juntos, pois a felicidade de um depende da felicidade do outro.

Representado nas falas carinhosas ou engraçadas dos orientadores, nas lindas mensagens ditas pelos apresentadores, no cuidado da recepção e da comissão organizadora, na musicalidade do evento, nas paredes com muitas flores e cores. Na bicicleta da entrada para lembrar que um amigo chegou e ali ficou. Nos guarda chuvas pendurados no teto para nos fazer entender que devemos ser abrigo sempre que a chuva começar a cair…

A abertura começa trazendo todas as expressões que falamos para os amigos, levando o público a rir e se emocionar ao se enxergarem e pensarem nos seus diálogos do dia a dia, seja pessoalmente, por telefone, por mensagens de texto.

O Preletor em grau Júnior Daniel Luiz da Silva inicia com a palestra “Tamo Junto?” falando da amizade, qual a sua importância na juventude e da responsabilidade de cada um perante o todo. Trouxe lembranças e falou com amor e gratidão da amizade sincera com a amiga presente, prelª. Daniele. Na sequência, com toda energia e desenvoltura característica, o Preletor em grau Sênior Helio Giovani Tavares de Melo transmitiu, de forma engraçada a profunda, a mensagem de que “Meus primeiros amigos” são, na verdade, os nossos pais. Arrancou risadas, cantou e tirou foto com a plateia.

A terceira palestra veio para mexer e chacoalhar a todos. Com o tema “Eu e Ele: uma relação eterna”, a preletora em grau Júnior Daniele Souza Santos Onodera falou da confiança em Deus para ajudar aos amigos e o despertar da sensibilidade para compreender um pedido de ajuda, além de levar todos as lágrimas com relatos emocionantes. Para finalizar, a Preletora em grau Sênior e orientadora responsável desta conferência, Suely Cornelsen, com toda graça e palavras generosas, após algumas “quebras de protocolos” como ela mesmo disse, sendo logo na primeira, onde homenageou o prel. Jonnie Roscito Bento e o maestro Eugenio Iglesias Candia pela genialidade das músicas criadas por eles. Na sua palestra, falou do amor dos amigos mesmo na sua forma mais dura, das dificuldades que a transformaram em uma pessoa melhor, das conquistas dos amigos por saber onde está o coração do outro. Trouxe a emoção ao falar do valor essencial dos amigos para obter a coragem necessária para vida e dividir as alegrias e os êxitos. O exercício sincero da empatia nas relações de amizade.

Além das fantásticas orientações, os preletores participaram da atividade interativa mediada pelo LI Douglas Tomazelli onde, sobre o palco, todos respondiam e debatiam com o público que também respondia as perguntas feitas pelos próprios participantes.

Os lindos relatos apresentados pelos divulgadores Brenda dos Santos Teixeira da regional SP-Vila Prudente e Vitor Augusto Fernandes Rocha da regional SP-São Miguel Paulista comoveram a todos ao trazerem lembranças e histórias de amor e gratidão a todos os amigos que fizeram parte de suas vidas. Como diz o sagrado Mestre Masaharu Taniguchi: “Os verdadeiros amigos são aqueles que entendem nossos pensamentos e sentimentos, mesmo quando não os expressamos através de palavras; são aqueles cuja companhia é suficiente para que se estabeleça logo um ‘entrosamento de almas’; são aqueles que aumentam nossa capacidade, unindo a sua à nossa, e possibilitando-nos realizar coisas que nós próprios julgamos impossíveis de realizar” (O Livro dos Jovens, p.125-126)

A amizade é uma das maiores dádivas que o homem recebeu de Deus. E a 8ª Conferência Nacional para Jovens de 15 a 20 anos (AJSI-TEEN) celebrou-a na sua intensidade mais nobre, sublime e como um grande e verdadeiro vínculo de amor. Jamais imaginaríamos que, ao tratarmos de um assunto aparentemente simples, como a amizade, tantas reflexões profundas viriam à tona.

Assim, o dia 05 de maio de 2018 ficou marcado, para sempre, na memória do coração de todos que estiveram presentes na Subsede da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

.

 

 

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *