História

Seu significado quer dizer: Furo (banho) e Shiki (abrir). Esta arte de origem japonesa, surgiu em meados de 1100, quando o tecido era utilizado para se lavar o corpo, ou para guardar as roupas secas durante o banho. Até que começou a ser utilizado para embrulhar e carregar coisas para além do banheiro. Assim, os tecidos começaram a ter outro objetivo. Foram se tornando mais trabalhados, com estampas mais bonitas, feitas especialmente para embrulhos com diferentes tipos de tecidos e cores.

Versatilidade

O mais interessante do furoshiki sempre foi a versatilidade do material. Por ser um simples pedaço de tecido, ele se torna versátil com diferentes objetivos, mudando apenas o tipo de dobradura e amarrações que podem ser feitas nela.

Sustentabilidade

O furoshiki também possui um lado sustentável, por substituir embrulhos de papel que seriam rapidamente descartados e também sacos plásticos. No passado, o furoshiki na sua utilidade original, eram simples retalhos que não seriam mais usados em confecções de quimonos, por isso as estampas tão lindas.

Simplicidade

Ela resgata a essência da arte milenar japonesa que emana delicadeza e sabedoria em cada dobra e amarração nela feita. Tornando um simples caixa, em um lindo embrulho. Até hoje, entre as famílias japonesas, os pais embrulham o lanche de seus filhos com um furoshiki ou em picnics.

Por que o Furoshiki?

Para os japoneses, o furoshiki vai muito além de um pedaço de pano. Seus nós e amarrações fortes são associados a palavra “Musubi”, que significa “laço”, “vínculo”, ou como aprendemos na Seicho-No-Ie, “união”.

Além disso, a atitude contida no embrulhar e presentear alguém, está associado a palavra “Tsutsumu”, que transmite a sensação de zelo e proteção, sentimento parecido com a de uma mãe quando envolve seu bebê.

E por fim, o sentimento de não desperdiçar nada que possa ser reaproveitado, está associada a palavra “Mottainai”.

Variedade

São muitas as coisas que você pode criar com o furoshiki, como por exemplo, bolsa de argola, cesta de frutas, lancheira e muitos outros. Neste vídeo a seguir, você aprenderá como fazer uma bolsa linda. É super Fácil!

Gostou? Olha só a versatilidade do furoshiki como um saco para livros, embrulho de garrafas e um embrulho de presente?

Divirta-se!