Convenção Juvenil 2014

O futuro está em suas mãos: essa foi nossa missão na Convenção Nacional para Juvenis.

27 caravanas + 193 membros da comissão + 4 orientadores = 400 juvenis felizes

No último dia 03 de maio, o salão Nobre da Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL tremeu, ferveu e transbordou de tanta alegria e felicidade. Adolescentes de 11 a 14 anos de todas as partes do Brasil se reuniram para participar da 23ª Convenção Nacional para Juvenis e Junias carregados de vuvuzelas, bandeiras, chapelões, camisetas, apitos e tudo mais que tem direito nas cores verde, azul, branco, amarelo, vermelho e laranja.

 

A Convenção Nacional para Juvenis 

A banda DND (Despertar da Natureza Divina) da Regional SP-ARICANDUVA agitou a galera do começo ao fim juntamente com o quarteto fantástico de apresentadores: Thomas Yudi Ohara (SP-SÃO PAULO 4), Aline Yokoyama (SP-LAPA), Matheus Benedetti (SP-CAMPINAS) e Beatriz Gonçalves Fuentes e Fuentes (SP-SÃO MIGUEL PAULISTA).

Os orientadores, preletores Viviane Tenório de Macedo Hara, Regis Yoshio Shimanoe, Iara Regina Colombo e a líder de Iluminação Luciana Pissuto Trevisan receberam a missão de indicar um caminho aos juvenis mostrando que o futuro depende das atitudes de cada um de nós.

Os Ensinamentos de que somos todos filhos de Deus, a importância de agradecer aos nossos pais, irmãos e antepassados e que eu e todos os outros seres viventes somos um foram escutadas atentamente pelos juvenis. A importância de reciclar o lixo, economizar a água, não desperdiçar a energia e evitar o consumo exagerado também foram lições aprendidas que certamente farão destes futuros cidadãos, seres humanos conscientes de que suas atitudes influenciam e transformam o mundo em que vivemos.

Participação Especial 

Quem esteve por lá conferiu o bate-papo emocionante da ex-Diretora Nacional do Nichigo Junia-bu, divulgadora Emy Murakami que voltou recentemente de uma viagem, onde atuou como professora na África voluntariamente. Os juvenis, muito curiosos, escutaram com muita atenção suas histórias sobre a vida em uma comunidade onde não existe energia elétrica e nem água canalizada e como esta viagem se tornou para ela, a busca de um verdadeiro ideal de vida.

Participação Especial 2

Nicolas Yukio Hosomi Teramae, neto do preletor Tuguio Teramae, mostrou para todos os juvenis que seguindo a Regras dos 3 R´s (reduzir, reciclar e reutilizar) é possível fazer muita coisa. Ele por exemplo, aprendeu a fazer produtos de limpeza como sabão, amaciante e desinfetante. Mas ele estava lá para apresentar as bolas de argila, onde ele coloca adubos, sementes de girassol ou milho e sai pelas ruas jogando essas bolas em terrenos baldios, pois assim que chove as sementes germinam. Essa brincadeira de criança rendeu a ele o Prêmio Unique Eco Idea e uma viagem à Paris.

Premiações

Para compor o prêmio de Melhor Desempenho Regional, várias pontuações foram somadas entre as diversas provas realizadas dias antes da Convenção e ao longo do evento. Entre elas a arrecadação de alimentos e produtos de limpeza, o desfile de roupas recicláveis, o tradicional Grito de Paz e a Atividade Quadro Vivo onde cada Regional tinha 30 segundos para realizar uma cena cujo tema era “Eu e todos os seres viventes somos Um”.  Ao final de todas as atividades, o presidente Nacional da AJSI, Regis Yoshio Shimanoe, subiu ao palco para entregar os seguintes prêmios:

Melhor Desempenho Regional:

1º lugar – SP-SÃO MIGUEL PAULISTA

2º lugar – SP-CAMPINAS

3º lugar – SP-ATIBAIA

Maior Caravana:

1º lugar – SP-CAMPINAS

2º lugar – SP-JABAQUARA

3º lugar – SP-ATIBAIA

Caravana Mais Distante:

1º lugar – DF-BRASÍLIA

 

O preletor Luciano Sundin do Lago, Vice-Presidente da AJSI/BR,  foi tomado de bastante emoção pela alegria e felicidade com que os juvenis demonstraram: “Para você saber que Deus está presente no recinto basta ver os olhos e o sorriso deles. Eles estavam demonstrando muita alegria,  o que me emocionou muito e me fez ter a certeza de que o trabalho que a Associação de Jovens desempenha com os juvenis,  define a vida deles pra melhor e beneficia o nosso país“ e destacou ainda a importância da Convenção: “Essas atividades proporcionadas para os juvenis com descontração, felicidade e alegria, faz com que eles aprendam os ensinamentos da Seicho-No-Ie com mais convicção, mais profundidade e então saem de lá felizes!”

Um evento muito alegre e feliz repleto de muita animação, empolgação, agitação e que ficará para sempre na memória de cada participante, ou seja, juvenis conscientes que tem o futuro em suas mãos e que farão a diferença neste mundo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *