Festa das Dádivas da Natureza em Manaus – AM

Por Marcos Abreu

Manifestar o Amor em todos os atos, aprimorar a consciência da unicidade de que Deus, Natureza e Seres Humanos são originariamente unos, esta foi é a missão da Festa das Dádivas da Natureza que ocorreu em Manaus – AM, este evento que já está na segunda edição e foi um exemplo de cooperação e integridade com a comunidade, onde pode-se viver na prática o modo feliz e harmonioso da SEICHO-NO-IE, unificando a comunidade local, empresas, instituições e o poder público para juntos construirmos a Nova Civilização.

Realizada no dia 9 de Junho, no Parque Municipal do Mindu, em comemoração à semana do Meio Ambiente, a festa contou com 2 mil participantes de todas as idades, que interagiram com as atividades desenvolvida durante todo o dia. A festa em Manaus foi pensada em um formato diferente, para que todo o esforço de se criar um evento com muito amor e dedicação pudesse ser sentido por todos os participantes, criando um dia agradável com atividades voltadas para todas as pessoas, sem restrição de idade. Dentre as principais atividades desempenhadas destacam-se: Clube do Artesanato, feira de artesões e pequenos produtores, Clube da Bicicleta, Caminhada, Apresentações Artísticas, Oficina de Alimentação, Mutirão de Limpeza, doação de Mudas e Palestras.

Clube do Artesanato

 O Clube do Artesanato coordenado pela Associação Pomba Branca, contou com várias oficinas de artesanatos voltadas para jovens e adultos de todas as idades. O Principal objetivo foi trazer uma abordagem e ressignificação dos materiais que normalmente são descartados, pois não encontramos utilidade para tais. Captando esta visão, o Clube do Artesanato convidou artesões da comunidade e adeptos para ensinar de forma prática e descontraída as técnicas de reutilização destes materiais, empregando-os em itens de decoração, adornos e presentes. Dentre as oficinas oferecidas destacam-se: Origami, reutilização de CD’s, decoração de tiaras, flores de papéis e vasos reciclados com garrafas pets.

Todas as oficinas foram oferecidas de forma gratuita para a comunidade e todos os instrutores foram voluntários que gentilmente doaram seu tempo e amor para a concretização deste evento maravilhoso.

Clube da Bicicleta

 Promover o transporte limpo sem a emissão de CO2, de forma saudável e alegre, esta é a missão do clube da bicicleta. Por tamanha importância e por estar em total sintonia com a prática dos moradores da Nova Civilização, a coordenação da Festa optou por trazer este clube para integrar as atividades programadas no evento. Para isso, foi feito o convite para dois grupos de pedalas que atuam na cidade de Manaus, ambos com genuínos propósitos de preservação ao Meio Ambiente, o Pedala Manaus e o grupo Seven Bikers carinhosamente aderiram ao nosso convite. Foi delimitado um percurso de 6 km com duração média de 30 minutos, tendo como ponto de partida a Praça Santos Dummont, uma praça que foi adotada pela Regional AM/Manaus em parceria com a iniciativa privada, a empresa Lauschnner Negócios Imobiliários.

Quando fizemos a divulgação do percurso, um grande número de pessoas nos procuraram, informando que gostariam de participar no entanto não possuíam bicicletas. Entendendo esta limitação, a coordenação e o grupo Pedala Manaus se mobilizou na busca de parceiros que pudessem acolher esta iniciativa de profunda transformação, e fomos prontamente atendidos pela empresa CALOI, que cedeu em comodato o empréstimo de 25 bicicletas, novas e usadas para compor o clube, podendo assim ter uma maior adesão dos participantes. O Clube da bicicleta foi um sucesso, e certamente iremos repetir nas próximas edições, o que deixou evidente que quando nos unimos para um propósito, então tudo se torna possível e todos os recursos são providos.

Caminhada

O Parque Municipal do Mindu é muito amplo e belo, possuindo diversas trilhas que permitem que o público entre em contato com a Natureza. Nada mais justo do que aproveitar toda esta estrutura para trazer os participantes para contemplar a grandiosidade da Natureza, ouvir os pássaros, e observar os animais que compõe o ecossistema deste parque maravilhoso.

Convidamos a comunidade para esta atividade, que foi guiada pelo supervisor da Regional Hidenobo Yano, onde pode-se fazer atividades de meditação e contemplação da Natureza durante todo o percurso da trilha que teve a duração 30 minutos em meio a floresta nativa da Amazônia. Ao término da atividade foi possível observar o olhar de admiração e encanto dos participantes, que certamente se conectaram com a vida que vivifica todos os seres.

Apresentações Artísticas

 Durante toda a duração do evento tivemos a apresentação de grupos de corais, danças e taiko. Esta foi uma forma agradável de integrar a comunidade e proporcionar momentos agradáveis a todos os participantes. Gentilmente, o coral da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e o coral da Câmara Municipal de Manaus acolheram com muito amor a causa do evento, criando um repertório de músicas com temáticas relacionadas ao meio ambiente, compostos por mais de 80 vozes no total.

Além do coral, tivemos a apresentação do grupo tradicional de Taiko, da Nippaku, associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, que é uma tradicional apresentação com tambores japoneses.

O evento contou também com a apresentação de danças de dois grupos locais: Graças Circulares e CIA UATÊ, que lindamente interagiram com o público, encenando os movimentos corporais do maior felino da Amazônia, a onça.

Oficina de Alimentação

 Conscientizar a redução do consumo de carne devido ao grande impacto ambiental, consiste em uma das iniciativas comumente difundida entre os adeptos. Em comprometimento com esta atitude, foram promovidas palestras e uma oficina de leites vegetais, que ensinou ao público como produzir leites saudáveis para o consumo diário. Para o próximo ano, a coordenação tem o desejo de ampliar estas oficinas, trazendo maiores opções de alimentação, uma vez que o vegetarianismo ainda é visto como sendo muito “caro” e de difícil preparo.

Além das oficinas tivemos a comercialização do tradicional Yakissoba e pastel de queijo, feito pelos japoneses da nossa regional, o que foi um grande sucesso.

Mutirão de Limpeza

 Gostaríamos de deixar um presente e um impacto positivo e transformador no Parque que acolheu a Festa das Dádivas da Natureza. Unindo forças com a ONG Green Peace Manaus e a Igarapés Limpos, foi realizado um mutirão de limpeza na nascente do rio Mindu e sua margem, onde foram coletados centenas de kilos de lixo que contaminavam as águas e margens do rio. A ação contou com dezenas de voluntários, maioria jovens que engajaram-se neste mutirão.

Feiras de Artesões e Pequenos Produtores

 Durante o dia do evento foi realizado também o tradicional Bazar do Mindu, que integra os artesões locais e pequenos produtores, para que possam expor seus produtos e artes, ganhando assim uma maior visibilidade da comunidade. Tivemos no parque uma média de 25 barracas que ofereceram diversos produtos e serviços: Flores, itens de jardinagem, artesanatos, desenhos e quadros, massagens, barracas para aferição de pressão arterial etc.

Doação de Mudas

 Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) foram doadas mudas de arvores frutíferas e plantas medicinais para os participantes do evento.

Parcerias

 Devido a extensão do evento, tudo se concretizou devido o envolvimento da comunidade, iniciativa pública e privada.

A MOTO HONDA DA AMAZÔNIA foi uma grande apoiadora do evento, que cultiva em suas ações um forte trabalho de prevenção e redução de impactos ambientais. Da mesma forma, o GRUPO EDUCACIONAL LITERATUS abraçou com muito amor este grandioso evento.

 

Próximas Edições

 Para as próximas edições, o desafio será integrar ainda mais a iniciativa pública e privada, além de envolver toda a comunidade escolar, criando o concurso científico para alunos da rede pública de ensino, para que juntos venham discutir soluções inovadoras para a questão do reaproveitamento de recursos e energias, trazendo ainda para mais perto esta vivência ambiental, através da criação de ideias e projetos que possam ser empregados na prática. Para isso envolveremos a secretaria de ensino da cidade Manaus, através de editais e aprovação do conselho de ensino municipal.

Foi muito gratificante este envolvimento da comunidade, o que deixou evidente que quando unimos forças podemos ter grandiosos resultados.

Tivemos muita satisfação em materializar este evento tão transformador e impactante, que teve a colaboração universal da comunidade e dirigentes da SEICHO-NO-IE da regional AM/Manaus. Deus, muito obrigado por sermos um canal de manifestação de toda a grandiosidade e harmonia, que vivifica todos os seres.

 

Coordenador do Evento: Divulgador Marcos Abreu

Apoiadores: Parque Municipal Mindu – SEMMAS (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Grupo Educacional Literatus, HONDA, Pedala Manaus e Seven Bikers

Público Alvo: Comunidade

Quantidade de pessoas: 2 mil pessoas

Confira fotos:

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *