Reativação do Departamento Juvenil na regional RS-Rio Branco: despertando interesse para o meio ambiente e micro empreendedorismo

No dia 29 de maio de 2016, ocorreu a primeira reunião de reativação do Departamento de Juvenis da regional RS-Rio Branco, na cidade de Porto Alegre-RS.A reunião foi orientada pela preletora Alessandra Cantoni, que conduziu a palestra com o tema “Sua missão é vencer”, utilizando o primeiro capítulo do livro cujo título possui o mesmo nome.  A preletora Alessandra é deficiente visual e, em todos os momentos,  incentivou os juvenis a vencerem, superarem obstáculos, assim como ela. Estiveram presentes 31 participantes, inclusive advindos de um grupo de juvenis moradores de um abrigo da região. O horário do lanche e das oficinas foram preenchidos com muita alegria e integração.

A primeira oficina foi conduzida por Lige Lima, administradora de empresas, que possui experiências em aplicar projeto sobre autoestima em escolas. Em sua época de educadora, já havia apresentado também projetos sobre micro empreendedorismo, onde os estudantes aprenderam a construir a própria microempresa, e assim, unindo os dois projetos em um, ficou decidido que seria interessante desenvolver esta atividade com os juvenis em todas as reuniões, que inicialmente acontecerão mensalmente. Os estudos do livro Sua Missão é Vencer continuará presente.

A segunda oficina, relacionada ao Meio Ambiente, foi conduzida pela engenheira agrônoma Maria Carolina Fagundes Daniel, que orientou a todos sobre a produção de hortas, utilizando garrafas pet. Cada juvenil montou sua hortinha e levou para casa para cuidar.  Empolgados com a ideia, todos decidiram montar outra horta com garrafa pet para pendurar na parede do núcleo  e cultivá-la conjunto . A academia de Santa Tecla também ganhará uma horta. Este projeto já foi aprovado pelo CDOR da regional RS-Rio Branco, e em breve será colocado em prática.

A cada reunião, a realização de uma oficina sobre meio ambiente despertará o interesse dos juvenis para estes assuntos: meio ambiente  e micro empreendedorismo. Em breve, a regional iniciará um projeto cultural, onde os juvenis terão aulas de flauta e teatro.
Ao final da reunião, todos voltaram para casa felizes por terem vivenciado um dia recheado de aprendizados.
 .
Por Ana Carolina Felício Crusius – Diretora do Departamento Juvenil da regional RS-Rio Branco
 .
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *