A Pátria ideal já existe

No livro A Verdade da Vida, volume 37, o mestre Masaharu Taniguchi nos diz que o Japão não é mera extensão de terra, mas a própria Ideia da Grande Harmonia, a qual  se projetou sobre a face da Terra, tomando a forma de “fundação do Japão”. Foi o Espírito da Grande Harmonia que desceu dos céus com a finalidade de harmonizar todos os países. Por isto o Imperador, ao estabelecer sua capital, a chamou de Yamato (Grande Harmonia) e até hoje o Japão é reconhecido como a Cultura do Yamato, a cultura da Grande Harmonia. O Brasil também não é mera extensão de terra. É a ideia da Cruz Verdadeira, a Cruz que anula os pecados, a Cruz de Cristo (Imagem Verdadeira) que se projetou sobre a face da Terra.

Leia mais

Siga em frente sem medo de ser feliz

Muitos jovens são dominados pelo meio em que vivem, ou seja, estão a mercê das circunstâncias.

Não lhes falta recursos para vencer no mundo, mas coragem para enfrentar a si mesmos, enfrentar seus próprios medos. Por receios imaginários, não realizam seus sonhos de quando eram crianças ou mais jovens.

Enquanto vivem ao ritmo “deixe a vida me levar”, por dentro arrastam angústias e vivem dias sem rumo – sobrecarregados, tristes, decepcionados, uma constante sensação de que estão perdendo algo. E de fato estão. Leia mais

Qual é o Grilo

“Descobri que meu namorado estava me traindo. Ele veio tentar uma reconciliação mas não sei se conseguirei confiar novamente, apesar de amá-lo.”

“Tenho 20 anos, frequento a Seicho-No-Ie, pratico a Meditação Shinsokan, leio os livros e sutras sagradas. Há uma semana, descobri que meu namorado estava me traindo. Fiquei muito triste e, apesar de tudo, não sinto raiva e nem ódio dele. Ele veio me procurar para tentar uma reconciliação mas não sei o que pensar, não sei como agir, não sei se conseguirei confiar novamente nele e, ao mesmo tempo, como o amo tanto, tenho vontade de voltar para ele. Ele nunca teve uma família estruturada, é jogador de futebol e não consegue nenhum time para jogar. Preciso de uma orientação. Muito obrigada.” 

Leia mais

Are you ready?

ARE YOU READY?

A vida está cada vez mais cheia de desafios. E a escola não te prepara para eles. 

O Livro dos Jovens, de autoria do prof. Masaharu Taniguchi, merece ter esse título. É impressionante como esse grande amigo, que me acompanha desde que ingressei na Seicho-No-Ie, em 1984, nunca envelhece.

E amigo, sabe como é, está sempre pronto para nos ouvir e sempre pronto para nos orientar. E não foi diferente desta vez, pois foi justamente o capítulo “Progrida infinitamente” que abriu a minha mente para uma questão muito simples: falar sobre estudo é falar sobre progresso, sobre ideal.

Veja o que está escrito na p. 71: “Aquele que mantém a mente despertada e vigilante e procura sempre melhorar a sua vida e o seu trabalho progride infalivelmente, mas aquele que se acomoda só terá de regredir”.

Pensemos a respeito do que está escrito logo no início da frase: “Aquele que mantém a mente despertada e vigilante…”. Pois bem, manter a mente nesse estado significa necessariamente estar se atualizando (estudando) constantemente, preparando-se sempre para o próximo passo. Não estou dizendo para o futuro, e sim para o próximo passo que poderá ser dado quando você terminar de ler este artigo. E não há algo mais fundamental do que o estudo para que você supere o estágio atual e avance rumo ao seu ideal.

Mas como você deve preparar-se em um cenário de tantas mudanças, de tantas novidades?

Se analisarmos um pouco a História, compreenderemos melhor como chegamos até aqui, o que era exigido das gerações anteriores e o que se espera das gerações atuais.

Leia mais