como usar a espiritualidade no mercado de trabalho

A espiritualidade como diferencial no mercado de trabalho

Antes de analisarmos o tema “Trabalho e espiritualidade”, acredito que seja importante esclarecer o que vem a ser “espiritualidade”, embora pareça ser algo simples, do conhecimento de todos. Conforme o dicionário Aurélio, “espiritualidade” significa “a qualidade ou o caráter do que é espiritual”. “Espiritual”, aquilo que “é relativo ou pertencente ao espírito (por oposição à matéria)”. Por sua vez, “espírito” é a parte imaterial do ser humano. Verifica-se, portanto, que a noção de espiritualidade se opõe essencialmente à matéria.

A doutrina da Seicho-No-Ie afirma que a espiritualidade representa a imortalidade e a perfeição do homem, isto é, a inexistência do pecado, da doença e da morte. O homem verdadeiro é espírito; não é carne, não é matéria, não é corpo carnal. O espírito não morre, é eterno; logo, a vida do homem é eterna, não morre nem perece. Essa compreensão pode ser sintetizada pela afirmação de que o homem, sendo filho de Deus, possui todos os atributos de seu criador.

A espiritualidade, ou seja, a conscientização da verdade de que o homem é filho de Deus, é de suma importância em todos os aspectos da vida humana, podendo ser um enorme diferencial no mercado de trabalho. À medida que estudamos e desenvolvemos a espiritualidade, compreendemos a verdade de que o homem não é simplesmente matéria, corpo carnal, mas sim filho de Deus. Por meio da vasta literatura da Seicho-No-Ie, podemos assimilar a Verdade sobre a vida e compreender a razão da existência de todos os seres, o que nos possibilita o entendimento de nossa missão na Terra. Quando adquirimos essa compreensão, passamos a realizar todas as nossas atividades cotidianas, inclusive a profissional, com muito mais empenho e amor.

Nossa missão aqui na Terra é manifestar Deus no dia a dia, ou seja, viver como Deus. E o que é viver como Deus? É viver em conformidade com as “normas fundamentais dos praticantes da Seicho-No-Ie”, que consta no livreto “Shinsokan” e Outras Orações. É viver manifestando a gratidão, o sentimento natural, o amor; dando atenção a todas as coisas; vendo o lado positivo de todos os acontecimentos; anulando o ego. É fazer da vida humana uma vida divina, avançar crendo sempre na vitória infalível e iluminar a mente, praticando a Meditação Shinsokan, todos os dias sem falta. Dessa forma, fortalecemos a nossa convicção de que somos filhos de Deus e de que eu e o outro somos uma única Vida de Deus, portanto, eu e o outro somos um só.

Isso se aplica na vida cotidiana, na vida familiar, na escola, no trabalho, na comunidade, no mundo inteiro, onde quer que estejamos. Podemos dizer que é a prática da espiritualidade que faz um grande diferencial na nossa vida. Por isso, o mestre Masaharu Taniguchi nos orienta que, para sermos verdadeiramente felizes, devemos conhecer em primeiro lugar quem somos, ou seja, que somos filhos de Deus. Assim compreendemos a importância de viver amando e respeitando as pessoas, que são nossos semelhantes, como também de amar e respeitar a própria natureza, conforme nos ensina o Supremo Presidente, prof. Masanobu Taniguchi. Devemos praticar no nosso cotidiano o viver religioso, como consta no livro Revelações Divinas, de autoria do mestre Masaharu Taniguchi, no capítulo “Revelação Divina sobre o Viver Religioso”.

O viver religioso não é um viver despreparado. É o viver no qual há preparo completo em tudo. Provavelmente não existe um viver tão completamente preparado quanto um viver religioso. Não é apenas a mente que está completamente preparada, mas também a parte material está completamente preparada. Porque a matéria é sombra da mente, quando a mente estiver completamente preparada é que a matéria será concedida completamente, conforme a necessidade.

Gostaria de falar sobre um texto que li há mais de 35 anos. É um artigo da Seicho-No-Ie sobre o segredo do sucesso, que foi publicado no jornal Folha de S.Paulo. Eu o recortei e passei a lê-lo todos os dias, procurando colocar em prática os ensinamentos nele contidos. Quando li aquele artigo, senti uma imensa alegria e felicidade em ter encontrado algo tão maravilhoso. Só depois de muitos anos, descobri que era do livro Dinamize Sua Capacidade, de autoria do mestre Masaharu Taniguchi. O conteúdo expressa um diálogo entre um jovem e um milionário.

 

Um jovem foi à casa de um milionário e perguntou-lhe:

– Qual o segredo para o sucesso profissional?

– Não existem segredos para o sucesso – replicou-lhe, então, o milionário. – O sucesso não é um truque mágico. Quem deseja obtê-lo deve aproveitar cada minuto para se desenvolver.

Que sábia resposta! Outro jovem foi visitar o mesmo milionário e também lhe perguntou:

– Que segredos existem para ser bem-sucedido na profissão?

– Não há segredos para o sucesso – respondeu novamente o milionário. – Basta estudar, conhecer bem o seu próprio trabalho, executá-lo com atenção e saber responder a tudo quando lhe for perguntado a respeito desse trabalho.

 

Portanto, devemos nos esforçar para sermos pessoas úteis e executar da melhor forma possível o trabalho que nos foi incumbido. Quem cumpre sua missão é abençoado e felicitado por Deus. Por isso, quando vemos uma pessoa ter sucesso na vida, dizemos que é uma pessoa abençoada por Deus.

Quero citar a seguir o relato do sr. Nobuo Murakami que consta no livro A Escola da Vida é Maravilhosa, do prof. Seicho Taniguchi. Em 1940, o sr. Murakami lavava panelas no famoso Hotel Teikoku, em Tóquio. Ele imaginou que poderia aprender a fazer pratos da cozinha francesa se provasse o resto do molho que ficava no fundo da panela. No entanto, nem isso conseguia, porque as panelas passavam por uma lavagem preliminar. Diante disso, ele concentrou-se em lavar e polir as panelas até ficarem reluzentes, ou seja, dedicou-se completamente à tarefa de lavar as panelas. Um dia, o chef perguntou aos assistentes quem havia lavado as panelas ultimamente, dado que reparara que elas estavam brilhando. Ao saber que era o jovem Murakami, disse: “De agora em diante, deixem um pouco de molho nas panelas”. A partir de então, Murakami pôde provar o resto do molho que era deixado nas panelas e conseguiu aprender as particularidades de seu sabor, tornando-se, em 1969, o chef do restaurante do Hotel Teikoku.

Assim, o exemplo do sr. Murakami mostra que toda tarefa profissional e todo ato em benefício dos outros devem ser feitos com muita sinceridade. Pessoas que se dedicam de todo coração ao trabalho que lhes é atribuído agora certamente contribuem para melhorar o mundo. Por isso, vamos dedicar a nossa vida ao agora. Não importa qual o seu trabalho neste momento. O importante é dedicar-se ao trabalho atual com todo empenho e amor, independentemente de quanto você está ganhando para executá-lo. Afinal, o sucesso do amanhã é a consequência do agora. Já as pessoas que não dão nenhum valor ao trabalho que executam e vivem reclamando da vida, pensando: “De que adianta fazer este serviço dia após dia se isso não me leva ao êxito profissional?”, provavelmente acabarão levando uma vida inútil, sem realizar nada.

A Seicho-No-Ie ensina que o homem se torna aquilo que acredita ser. Todo homem é filho de Deus. Não há necessidade de sofrer com complexo de inferioridade, pensando que o talento e a capacidade sejam inerentes somente às outras pessoas. Todo homem é possuidor de talento e de capacidade infinita, pois são todos filhos de Deus. No entanto, para tornar-se grandioso manifestando o talento e a capacidade infinita, são necessários muito esforço e sinceridade. Devemos dominar a preguiça e a negligência, principalmente. Quando se empenha grande esforço com sincero e forte desejo de realizar algo, manifesta uma sabedoria inimaginável, que nos orienta em direção à concretização desse ideal. Quando há esforço sincero e total, a pessoa sintoniza sua mente com as ondas de Deus, captando a poderosa sabedoria de Deus. Para isso, recomendo realizar a Meditação Shinsokan.

Desejo, sinceramente, que o leitor e a leitora tenham muito sucesso, fazendo da sua espiritualidade um grande diferencial, não só no campo profissional, mas também em todos os aspectos de suas vidas. Que Deus abençoe e felicite a todos!

Muito obrigado!

Aspirante a Preletor da Sede Internacional Antonio Shotaro Ishida Oshima

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *