faca a diferenca na vida de alguem

Qual é a grande busca dos seres humanos? Felicidade.

O prof. Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho-No-Ie, diz no livro Sutra Sagrada A Verdade em Orações, v. 1, p. 67:

Todos os homens são filhos de Deus e um perante Deus. Por isso, pessoa alguma poderá se tornar feliz enquanto não trabalhar pela felicidade de outras pessoas. Para nós que somos “um” perante Deus, na verdade não existem “outras pessoas”. Aqueles que parecem “outras pessoas” são, na verdade, “nós próprios”.

Fazer a diferença na vida de alguém significa dar sempre o melhor de si naquilo que você já faz. Às vezes ficamos esperando a melhor oportunidade para fazer o bem: “No dia que conseguir ir naquele hospital fazer uma visita às crianças”, “No dia que eu conseguir ajudar os povos da África”, “No dia que eu tiver dinheiro para ajudar financeiramente aquela comunidade”.

Não espere o dia, faça o dia. E o melhor dia é o “agora”. Qual é a sua profissão? Não importa o que você faz, mas como você faz. Seja útil às pessoas agora mesmo, onde estiver.

No mundo atual, podemos ser todos iguais, ou podemos ser pessoas diferenciadas. O que você quer ser?

Se sua resposta foi “ser diferenciada”, então faça a diferença na vida de quem está ao seu redor.

Como?

  • Dê um sorriso neste momento a quem está ao seu lado.

  • Mande uma mensagem positiva para aquele amigo que você sabe que está precisando.

  • Ajude o seu irmão mais novo com os deveres da escola.

  • Diga sim aos seus pais.

  • Preencha sua mente com pensamentos bons.

  • Ame-se primeiramente.

  • Ame a todas as pessoas ao seu redor.

  • Ame, inclusive, aquele que aparentemente é seu inimigo.

  • Cuide da Natureza, ela precisa de seus cuidados.

  • Ofereça a Verdade “homem, filho de Deus” para todas as pessoas, sem exceção.

Lembre-se, podemos dar bens materiais para ajudar a quem necessita, mas a Verdade é o bem mais valioso que podemos dividir com as pessoas, pois ela é eterna e imutável.

O prof. Masaharu Taniguchi, quando lançou a revista Seicho-No-Ie, reconhecia que tinha em mãos um ensinamento sagrado. A primeira ação que tomou para transmitir essa Verdade para o maior número de japoneses foi pegar a Lista de Endereços da cidade onde morava, selecionar uma determinada quantidade de pessoas e enviar-lhes a revista Seicho-No-Ie. A partir daí iniciou-se o Movimento de Iluminação, a princípio do Japão e posteriormente da humanidade. Essa atitude mudou e muda até hoje a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

No livro Explicações Detalhadas Sobre a Meditação Shinsokan, consta que “a única forma de conseguir apreender integralmente a Imagem Verdadeira é: de um lado, ler revistas como a Seicho-No-Ie e livros como a Verdade da Vida, para adquirir o correto conhecimento da Verdade e se precaver contra pensamentos iníquos; e, de outro lado, praticar assiduamente a Meditação Shinsokan, para elevar o conhecimento da Verdade até transformá-lo em fé e, desse modo, manifestá-lo sob a forma de prática de caridade e amor. A Verdade se manifesta como força viva e dinâmica quando o conhecimento a respeito dela é vivificado pela fé e colocado em prática sob a forma de atos de caridade e amor”.

Você também pode mudar o mundo depois de ler esta revista e assimilar bem todo o ensinamento nela contida. Faça a diferença na vida de alguém dando a revista da Seicho-No-Ie de presente a uma pessoa. Pode ser a pessoa que está sentada ao seu lado no ônibus, no metrô; seu colega da escola, da faculdade, do seu trabalho, algum familiar.

E, após apresentar este maravilhoso ensinamento através da revista da Seicho-No-Ie a quem você gosta, venha e traga seus amigos às reuniões da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie. Ofereça a eles o que há de melhor da Vida: A Verdade!

Qual o papel da Associação Local?

  • Estudar e divulgar a Verdade “homem filho de Deus”;

  • Auxílio mútuo. Afinal, eu e o outro somos uma só vida.

  • Confraternização, lugar onde encontramos nossos amigos e compartilhamos alegrias.

Tendo esses objetivos bem definidos, todos os líderes (pessoas que se dedicam voluntariamente nessas Associações Locais) trabalham para que mais jovens possam conhecer os ensinamentos da Seicho-No-Ie, organizando essas reuniões e auxiliando o despertar da natureza divina de todas as pessoas da comunidade onde a Associação está inserida.

Em um de seus livros, o prof. Seicho Taniguchi diz:

“Realizando-se reuniões sagradas como essas, só poderá haver progresso. Formam-se assim grupos em que todos participam e se ajudam mutuamente, fazendo do problema de um membro o problema de todos. Esses grupos atuarão em benefício da vila, do bairro ou da cidade onde estão instalados, crescerão e progredirão. Assim, como consequência natural, essas vilas, bairros e cidades prosperarão belos e pacíficos; e o país, que é formado pelo conjunto deles, prosperará em harmonia, e nele será feita a vontade de Deus, assim como no céu”.

Por isso, jovem, faça a diferença agora mesmo na vida de alguém!

Muito obrigado!

Aspirante a Preletor da Sede Internacional Luiz Takeo Onuki