Qual é o Grilo

“Sempre fui bom aluno, mas ultimamente não tenho sentido interesse algum pelos estudos, e minhas notas estão indo de mal a pior. O que fazer para melhorar?”

“Sempre fui bom aluno, mas ultimamente não tenho sentido interesse algum pelos estudos, e minhas notas estão indo de mal a pior. O que fazer para melhorar?”

Caríssimo amigo!

Reverências, muito obrigado.

Bem, uma coisa é certa: não existe ex-bom aluno. Você sempre foi – e sempre será – um excelente aluno, porém chegou a hora de aprender uma lição importante para que possa continuar progredindo. Lembre-se, o natural do ser humano é gostar de estudar. Isso porque estudar não significa apenas dedicar-se às matérias escolares, mas sim aprender algo novo e empenhar-se intensamente nisso. Todos nós temos esse desejo de alguma forma.

Em primeiro lugar, é preciso saber claramente por que você está estudando. Deixe de lado a fria pressão das notas altas e aprovações. Seu foco deve estar na descoberta e no desenvolvimento de seus talentos. No interior de cada pessoa existe o infinito que quer se manifestar. Estudar significa extrair toda essa capacidade. Além disso, sempre relembre e mire no ideal que está por trás do seu estudo, seja uma faculdade, uma profissão ou um novo desafio. Para chegar lá, só existe um caminho: o do esforço e treino. A nós cabe apenas aprender a fazer isso com alegria.

Às vezes, nosso interesse pelos estudos se apaga por pequenos motivos. Como, por exemplo, um desentendimento ou antipatia em relação a um professor. Não deixe que isso freie a sua vida, agradeça-lhe do fundo do coração. Em paralelo, manifeste todo o seu amor aos seus queridos pais. Se guardar algum ressentimento em relação a eles, terá dificuldade em querer aprender.

Outro ponto importante é saber que o nível de interesse que tem pelos estudos é proporcional à sua autoconfiança. Se, por alguma razão, deixou de acreditar em si mesmo após uma dificuldade, uma nota indesejada ou qualquer outro motivo, não se esqueça de quem você é. Todos somos seres divinos, inteligentes e com capacidade infinita. Tente começar pelas matérias mais fáceis ou pelas que gosta mais. Aos poucos, redescobrirá o bom aluno que sempre foi, aumentando sua autoconfiança e intensificando a “chama do interesse”.

E, por último, atente-se ao poder do foco. Todos que querem realizar grandes obras precisam desenvolver a concentração mental. Ao estudar, verifique se não está dispersando sua força vital com outros assuntos. Certamente, é capaz de dar conta de tudo, porém, no seu momento de estudo, nada mais pode ocupar sua mente. A dica de ouro para auxiliá-lo agora é o início ou a intensificação da prática da Meditação Shinsokan. Esse treino aumentará seu poder de concentração mental e sua autoconfiança. Não tenho dúvidas de que terá grande sucesso na vida!

Um forte abraço!

Líder da Iluminação Marcus Vinícius Haruo Oshima

Publicado na revista Mundo Ideal #244 – Novembro 2014 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *