Qual é o Grilo

Não consigo fazer a Meditação Shinsokan todos os dias

“Não consigo fazer a Meditação Shinsokan todos os dias, pois sempre acordo atrasado e chego muito tarde em casa. Me culpo muito por causa disso. O que fazer para conseguir fazer oração todo dia?”

Olá, muito obrigado! Parabéns pelo seu questionamento. Muitas pessoas têm esse tipo de dúvidas e, com certeza, seu questionamento irá ajudar a muitas delas. A primeira coisa que você deve entender é que praticar é treinar. Por exemplo: não adianta você querer chegar à academia e levantar 80 kg em cada braço, você deve ir treinando e aumentando a carga com o passar do tempo. Assim também funciona o treinamento da meditação. A segunda coisa importante de se entender
é que Meditação Shinsokan é uma oração, e orar deve ser uma prática cotidiana e constante. O mestre Masaharu Taniguchi nos explica no livro Explicações Detalhadas sobre a Meditação Shinsokan, na página 230: “Toda palavra que você profere é uma espécie de oração. (…) Dependendo das palavras que vem usando diariamente, o seu ambiente e seu destino sofrem transformações diretas. (…) De nada adiantará você orar durante 15 a 20 minutos, se ficar o resto das 24 horas do dia mentalizando ou comentando coisas tristes”.

Você falou sobre não ter tempo de praticar, isso é comum para os jovens que muitas vezes trabalham e estudam, mas, pensando nisso, o Mestre nos ensinou variadas modalidades de praticar a Meditação Shinsokan. Na página 182 do
mesmo livro, ele nos ensina a Oração para a Hora do Despertar. “Logo ao despertar de manhã, pense na felicidade de estar vivo. (…) Com esse estado mental de tranquilidade e paz, sente-se corretamente (…) e contemple a luz que preenche o céu e a terra.

Contemplar é olhar com a mente. Imagine e visualize a luz que preenche o céu e a terra. Os olhos estão fechados, mas, sentindo que por trás dos globos oculares existem outros olhos, visualize o cenário do céu e da terra totalmente preenchida de luz. E mentalize: ‘Deus preenche todo o espaço ilimitado com a luz do amor e a luz da sabedoria. Estou dentro da luz, unicamente dentro da luz. Luz da sabedoria, luz do amor’. Mentalize cada uma dessas frases repetidamente e contemple a sua própria imagem sentada dentro da luz que preenche o céu e a terra. (…) Respire bem lentamente e, a cada inspiração, contemple a luz fluindo para o seu interior, preenchendo-o totalmente. A seguir, mentalize: ‘A luz que preenche o céu e a terra é luz espiritual. Deus é Espírito. Eu sou o núcleo do Espírito que flutua no grande oceano do Espírito Universal’. Não se limite a mentalizar, mas acredite , tenha fé. Prossiga mentalizando: ‘O Espirito Universal está, neste momento, neste local, automanifestando-Se em mim’”.

Esta é uma forma de iniciar em sua prática diária. E para praticar corretamente é importante estudar sobre a Meditação Shinsokan. Leia o livro Explicações Detalhadas sobre a Meditação Shinsokan e passe a treinar constantemente, mesmo que por pouco tempo. Dessa forma você irá treinar seu corpo e sua mente para conseguir fazer a Meditação Shinsokan todos os dias sem falta.

Boa prática! Felicidades!

Preletora em grau Júnior Luciana Pissuto Trevisan

Publicado na revista Mundo Ideal #227

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *