Seminário de Gratidão aos Pais – Academia de Santa Tecla-RS

A Academia de Santa Tecla-RS recebeu, entre os dias 30 de novembro a 01 de dezembro de 2019, o Seminário para Jovens “Gratidão aos Pais” . Veja as fotos:

Muito obrigado!

.

 

 

 

Seminário de Gratidão aos Pais – Academia de Ibiúna-SP

A Academia de Ibiúna-SP recebeu, entre os dias 26 e 27 de outubro de 2019, o Seminário para Jovens “Gratidão aos Pais” . Veja as fotos:

Muito obrigado!

.

 

 

 

Seminário de Gratidão aos Pais – Academia de Curitiba-PR

A Academia de Curitiba-PR recebeu, entre os dias 26 e 27 de outubro de 2019, o Seminário para Jovens “Gratidão aos Pais” . Veja as fotos:

Muito obrigado!

.

 

 

 

Seminário de Gratidão aos Pais – Academia de Santa Fé-BA

A Academia de Santa Fé-BA recebeu, entre os dias 19 a 20 de outubro de 2019, o Seminário para Jovens “Gratidão aos Pais” . Veja as fotos:

Muito obrigado!

.

 

 

 

Concurso de Oratória para Jovens e Juvenis – 2019

Falar em público é um dos maiores medos dos homens. A oratória é um fator diferencial no mercado de trabalho.
No dia 19 de outubro tivemos o concurso de oratória para jovens da AJSI/BR em idioma japonês.

Eles se prepararam durante meses decorando texto, treinando postura, entonação de voz, para proporcionar a nós o seu melhor. O sentimento unânime dos oradores era a alegria de que todo esforço foi válido, pois, estavam desenvolvendo uma das mais importantes habilidades do ser humano, a de se comunicar bem.

Foi uma difícil missão a dos jurados, escolher apenas um em cada categoria como vencedor, pois todos eram merecedores. Independentemente do resultado final, todos saíram com a sensação de superação e dever cumprido.

Nossa galeria está repleta de momentos especiais deste dia inesquecível. Confira!

Ah! E ano que vem você também poderá vivenciar tudo isso. Entre em contato com seu presidente regional e se permita!

.

 

 

 

Seminário para Junias – Academia de Ibiúna-SP

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2019, a Academia de Ibiúna-SP, recebeu o Seminário para Juvenis (Juniabu), promovido pela Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Os preletores: Maçato Yamaoka,  Juliana Satie Oshima, Aurélio Keiji Miyaura e Andreia de Jesus Martins compuseram o time de orientadores deste grandioso evento.

.

 

 

 

Seminário para Jovens (Seinenkai) – Academia de Ibiúna-SP

Por Mônica Miyuki Obara

Tive a oportunidade de participar do seminário de 2019 e do ano passado. Todos seminários são importantes e constituem experiências únicas, mas comparar as duas edições foi uma ótima reflexão para mim e para o restante da minha caravana.

O seminário do seinen do ano passado foi repleto de lágrimas, desabafos e acolhimentos. Como muitos disseram, foi uma experiência bastante “desidrante” rs. O auge do seminário havia sido a Prática da Purificação da Mente, com destaque para o momento de relatos de impressão. Um seminário em que encaramos nossas maiores dores, percebemos que não estávamos sozinhos e tomamos decisões para superar nossos maiores desafios.

No seminário desse ano, minha expectativa era algo semelhante. Estava ansiosa para os momentos de relatos de impressão das práticas. No entanto, não foi o mesmo. Pessoas corajosas levantaram, compartilharam suas impressões e sentaram. Todos ouviram atentos, mas era uma reação bem diferente do ano anterior. Não houve tantas lágrimas, nem tantos relatos.

Apenas durante a volta no ônibus da caravana, em que todos compartilharam suas percepções do seminário, que compreendi o motivo. No seminário anterior, muitos haviam tomado decisões. Durante o último ano, eles se esforçaram no seu próprio desenvolvimento. Procuraram “romper a barreira da sua autolimitação”. Já nesse ano, com o tema “infinitas formas de gratidão”, ampliou-se o foco da primeira pessoa para todos aqueles que mais amamos.

Para muitos com quem conversei, as palestras que mais impactaram foram os de pais e antepassados. A prática de Oração Mútua foi considerada um momento muito especial. E embora não seja uma prática, o Revele Seu Talento com certeza será lembrado com carinho pelos participantes. Havia uma vibração diferente das edições anteriores. Não era apenas reflexão, acolhimento ou alegria. Era, sobretudo, união. Assim como o próprio tema, há infinitas formas de gratidão. Acredito que durante esse final de semana, os seminaristas puderam sentir a gratidão por seus pais, pelos antepassados e pelos amigos que compartilharam a mesma experiência.

Na volta do ônibus com a minha caravana, não houve tantas lágrimas como no ano passado. Os protagonistas desse ano foram as risadas e os agradecimentos. Assim como nós participantes, os seminários nunca são iguais. Estamos em constante mudança e desenvolvimento. Estou curiosa para o que nos aguarda no próximo seminário.

.

 

 

 

Seminário para Juvenis – Curitiba-PR

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2019, a Academia de Curitiba-PR, recebeu o Seminário para Juvenis, promovido pela Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Os preletores: Luis Antonio Gomes,  Janete Guirro Ubeda, Patricia Akinaga da Silva e Julio Cesar Neves compuseram o time de orientadores deste grandioso evento.

Veja fotos:

Leia mais

Festa das Dádivas da Natureza em Manaus – AM

Por Marcos Abreu

Manifestar o Amor em todos os atos, aprimorar a consciência da unicidade de que Deus, Natureza e Seres Humanos são originariamente unos, esta foi é a missão da Festa das Dádivas da Natureza que ocorreu em Manaus – AM, este evento que já está na segunda edição e foi um exemplo de cooperação e integridade com a comunidade, onde pode-se viver na prática o modo feliz e harmonioso da SEICHO-NO-IE, unificando a comunidade local, empresas, instituições e o poder público para juntos construirmos a Nova Civilização.

Realizada no dia 9 de Junho, no Parque Municipal do Mindu, em comemoração à semana do Meio Ambiente, a festa contou com 2 mil participantes de todas as idades, que interagiram com as atividades desenvolvida durante todo o dia. A festa em Manaus foi pensada em um formato diferente, para que todo o esforço de se criar um evento com muito amor e dedicação pudesse ser sentido por todos os participantes, criando um dia agradável com atividades voltadas para todas as pessoas, sem restrição de idade. Dentre as principais atividades desempenhadas destacam-se: Clube do Artesanato, feira de artesões e pequenos produtores, Clube da Bicicleta, Caminhada, Apresentações Artísticas, Oficina de Alimentação, Mutirão de Limpeza, doação de Mudas e Palestras.

Clube do Artesanato

 O Clube do Artesanato coordenado pela Associação Pomba Branca, contou com várias oficinas de artesanatos voltadas para jovens e adultos de todas as idades. O Principal objetivo foi trazer uma abordagem e ressignificação dos materiais que normalmente são descartados, pois não encontramos utilidade para tais. Captando esta visão, o Clube do Artesanato convidou artesões da comunidade e adeptos para ensinar de forma prática e descontraída as técnicas de reutilização destes materiais, empregando-os em itens de decoração, adornos e presentes. Dentre as oficinas oferecidas destacam-se: Origami, reutilização de CD’s, decoração de tiaras, flores de papéis e vasos reciclados com garrafas pets.

Todas as oficinas foram oferecidas de forma gratuita para a comunidade e todos os instrutores foram voluntários que gentilmente doaram seu tempo e amor para a concretização deste evento maravilhoso.

Clube da Bicicleta

 Promover o transporte limpo sem a emissão de CO2, de forma saudável e alegre, esta é a missão do clube da bicicleta. Por tamanha importância e por estar em total sintonia com a prática dos moradores da Nova Civilização, a coordenação da Festa optou por trazer este clube para integrar as atividades programadas no evento. Para isso, foi feito o convite para dois grupos de pedalas que atuam na cidade de Manaus, ambos com genuínos propósitos de preservação ao Meio Ambiente, o Pedala Manaus e o grupo Seven Bikers carinhosamente aderiram ao nosso convite. Foi delimitado um percurso de 6 km com duração média de 30 minutos, tendo como ponto de partida a Praça Santos Dummont, uma praça que foi adotada pela Regional AM/Manaus em parceria com a iniciativa privada, a empresa Lauschnner Negócios Imobiliários.

Quando fizemos a divulgação do percurso, um grande número de pessoas nos procuraram, informando que gostariam de participar no entanto não possuíam bicicletas. Entendendo esta limitação, a coordenação e o grupo Pedala Manaus se mobilizou na busca de parceiros que pudessem acolher esta iniciativa de profunda transformação, e fomos prontamente atendidos pela empresa CALOI, que cedeu em comodato o empréstimo de 25 bicicletas, novas e usadas para compor o clube, podendo assim ter uma maior adesão dos participantes. O Clube da bicicleta foi um sucesso, e certamente iremos repetir nas próximas edições, o que deixou evidente que quando nos unimos para um propósito, então tudo se torna possível e todos os recursos são providos.

Caminhada

O Parque Municipal do Mindu é muito amplo e belo, possuindo diversas trilhas que permitem que o público entre em contato com a Natureza. Nada mais justo do que aproveitar toda esta estrutura para trazer os participantes para contemplar a grandiosidade da Natureza, ouvir os pássaros, e observar os animais que compõe o ecossistema deste parque maravilhoso.

Convidamos a comunidade para esta atividade, que foi guiada pelo supervisor da Regional Hidenobo Yano, onde pode-se fazer atividades de meditação e contemplação da Natureza durante todo o percurso da trilha que teve a duração 30 minutos em meio a floresta nativa da Amazônia. Ao término da atividade foi possível observar o olhar de admiração e encanto dos participantes, que certamente se conectaram com a vida que vivifica todos os seres.

Apresentações Artísticas

 Durante toda a duração do evento tivemos a apresentação de grupos de corais, danças e taiko. Esta foi uma forma agradável de integrar a comunidade e proporcionar momentos agradáveis a todos os participantes. Gentilmente, o coral da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e o coral da Câmara Municipal de Manaus acolheram com muito amor a causa do evento, criando um repertório de músicas com temáticas relacionadas ao meio ambiente, compostos por mais de 80 vozes no total.

Além do coral, tivemos a apresentação do grupo tradicional de Taiko, da Nippaku, associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, que é uma tradicional apresentação com tambores japoneses.

O evento contou também com a apresentação de danças de dois grupos locais: Graças Circulares e CIA UATÊ, que lindamente interagiram com o público, encenando os movimentos corporais do maior felino da Amazônia, a onça.

Oficina de Alimentação

 Conscientizar a redução do consumo de carne devido ao grande impacto ambiental, consiste em uma das iniciativas comumente difundida entre os adeptos. Em comprometimento com esta atitude, foram promovidas palestras e uma oficina de leites vegetais, que ensinou ao público como produzir leites saudáveis para o consumo diário. Para o próximo ano, a coordenação tem o desejo de ampliar estas oficinas, trazendo maiores opções de alimentação, uma vez que o vegetarianismo ainda é visto como sendo muito “caro” e de difícil preparo.

Além das oficinas tivemos a comercialização do tradicional Yakissoba e pastel de queijo, feito pelos japoneses da nossa regional, o que foi um grande sucesso.

Mutirão de Limpeza

 Gostaríamos de deixar um presente e um impacto positivo e transformador no Parque que acolheu a Festa das Dádivas da Natureza. Unindo forças com a ONG Green Peace Manaus e a Igarapés Limpos, foi realizado um mutirão de limpeza na nascente do rio Mindu e sua margem, onde foram coletados centenas de kilos de lixo que contaminavam as águas e margens do rio. A ação contou com dezenas de voluntários, maioria jovens que engajaram-se neste mutirão.

Feiras de Artesões e Pequenos Produtores

 Durante o dia do evento foi realizado também o tradicional Bazar do Mindu, que integra os artesões locais e pequenos produtores, para que possam expor seus produtos e artes, ganhando assim uma maior visibilidade da comunidade. Tivemos no parque uma média de 25 barracas que ofereceram diversos produtos e serviços: Flores, itens de jardinagem, artesanatos, desenhos e quadros, massagens, barracas para aferição de pressão arterial etc.

Doação de Mudas

 Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) foram doadas mudas de arvores frutíferas e plantas medicinais para os participantes do evento.

Parcerias

 Devido a extensão do evento, tudo se concretizou devido o envolvimento da comunidade, iniciativa pública e privada.

A MOTO HONDA DA AMAZÔNIA foi uma grande apoiadora do evento, que cultiva em suas ações um forte trabalho de prevenção e redução de impactos ambientais. Da mesma forma, o GRUPO EDUCACIONAL LITERATUS abraçou com muito amor este grandioso evento.

 

Próximas Edições

 Para as próximas edições, o desafio será integrar ainda mais a iniciativa pública e privada, além de envolver toda a comunidade escolar, criando o concurso científico para alunos da rede pública de ensino, para que juntos venham discutir soluções inovadoras para a questão do reaproveitamento de recursos e energias, trazendo ainda para mais perto esta vivência ambiental, através da criação de ideias e projetos que possam ser empregados na prática. Para isso envolveremos a secretaria de ensino da cidade Manaus, através de editais e aprovação do conselho de ensino municipal.

Foi muito gratificante este envolvimento da comunidade, o que deixou evidente que quando unimos forças podemos ter grandiosos resultados.

Tivemos muita satisfação em materializar este evento tão transformador e impactante, que teve a colaboração universal da comunidade e dirigentes da SEICHO-NO-IE da regional AM/Manaus. Deus, muito obrigado por sermos um canal de manifestação de toda a grandiosidade e harmonia, que vivifica todos os seres.

 

Coordenador do Evento: Divulgador Marcos Abreu

Apoiadores: Parque Municipal Mindu – SEMMAS (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Grupo Educacional Literatus, HONDA, Pedala Manaus e Seven Bikers

Público Alvo: Comunidade

Quantidade de pessoas: 2 mil pessoas

Confira fotos: