Seminário para Jovens (Seinenkai) – Academia de Ibiúna-SP

Por Mônica Miyuki Obara

Tive a oportunidade de participar do seminário de 2019 e do ano passado. Todos seminários são importantes e constituem experiências únicas, mas comparar as duas edições foi uma ótima reflexão para mim e para o restante da minha caravana.

O seminário do seinen do ano passado foi repleto de lágrimas, desabafos e acolhimentos. Como muitos disseram, foi uma experiência bastante “desidrante” rs. O auge do seminário havia sido a Prática da Purificação da Mente, com destaque para o momento de relatos de impressão. Um seminário em que encaramos nossas maiores dores, percebemos que não estávamos sozinhos e tomamos decisões para superar nossos maiores desafios.

No seminário desse ano, minha expectativa era algo semelhante. Estava ansiosa para os momentos de relatos de impressão das práticas. No entanto, não foi o mesmo. Pessoas corajosas levantaram, compartilharam suas impressões e sentaram. Todos ouviram atentos, mas era uma reação bem diferente do ano anterior. Não houve tantas lágrimas, nem tantos relatos.

Apenas durante a volta no ônibus da caravana, em que todos compartilharam suas percepções do seminário, que compreendi o motivo. No seminário anterior, muitos haviam tomado decisões. Durante o último ano, eles se esforçaram no seu próprio desenvolvimento. Procuraram “romper a barreira da sua autolimitação”. Já nesse ano, com o tema “infinitas formas de gratidão”, ampliou-se o foco da primeira pessoa para todos aqueles que mais amamos.

Para muitos com quem conversei, as palestras que mais impactaram foram os de pais e antepassados. A prática de Oração Mútua foi considerada um momento muito especial. E embora não seja uma prática, o Revele Seu Talento com certeza será lembrado com carinho pelos participantes. Havia uma vibração diferente das edições anteriores. Não era apenas reflexão, acolhimento ou alegria. Era, sobretudo, união. Assim como o próprio tema, há infinitas formas de gratidão. Acredito que durante esse final de semana, os seminaristas puderam sentir a gratidão por seus pais, pelos antepassados e pelos amigos que compartilharam a mesma experiência.

Na volta do ônibus com a minha caravana, não houve tantas lágrimas como no ano passado. Os protagonistas desse ano foram as risadas e os agradecimentos. Assim como nós participantes, os seminários nunca são iguais. Estamos em constante mudança e desenvolvimento. Estou curiosa para o que nos aguarda no próximo seminário.

.

 

 

 

Seminário para Jovens (Seinenkai) – Academia de Ibiúna-SP

Como todos os anos, o tradicional Seminário para Jovens (Seinenkai) acontece na Academia de Ibiúna-SP e. nos dias 22 e 23 de setembro de 2018, reuniu jovens descendentes de japoneses e não descentes que se identificam com a cultura que transformaram o salão nobre em um ambiente propício para grandiosas manifestações de amizade, companheirismo e gratidão.
Leia mais

Seinen Junia _Ibiuna_v2

A força e a alegria dos Seinen e Junia da Seicho-No-Ie!

A Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie – Ibiúna-SP foi palco para o sagrado final de semana de 19 e 20 de setembro de 2015, em que foram realizados os Seminários para Jovens e Juvenis (em japonês), promovidos pela Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Um final de semana que não se compara a outros. Grandes mudanças, grandes emoções e grandes transformações aconteceram ali. Leia mais

Seminários para Seinen e Junia

Seminários para Seinen e Junia em março

Nos dias 28 e 29 de março ocorreram os Seminários para Jovens e Juvenis (em japonês) na Academia de Ibiúna-SP. O seminário se iniciou com os 255 seinen (sendo 49, pela 1º vez) e 127 junia (sendo 31, pela 1ª vez), reunidos no Salão Nobre da Academia, já em oração e reverência. O clima do evento, desde o início, foi de festa e comemoração, pois neste ano, a AJSI/BR completa 60 anos, é o Jubileu de Diamante da AJSI! Além disso, a Academia de Ibiúna também faz aniversário e os seminaristas puderam conferir diversos painéis espalhados pela Academia que mostram a história dos 60 anos deste local. Leia mais

Seinen e Junia - Academia de Ibiúna - 2014

Jovens e Juvenis na Academia de Ibiúna: entusiasmo pela vida

Jovens e juvenis da Seicho-No-Ie se reuniram na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna para aquele não seria mais um Seminário. O calor dos dias 11 e 12 de outubro de 2014 prenunciaram a acalorada recepção. Eram os Seminários de Treinamento Espiritual para Jovens e Juvenis (em japonês) que estavam para começar!

Com o tema central “O que o mundo busca através de você”, o Seminário para Seinens contou como orientadores os preletores Leonor Ichikawa, Roberto Okito Fugiwara e Aníbal Ferreira de Lima Neto e, como convidado especial, o Presidente da AJSI/BR, preletor Regis Yoshio Shimanoe. Para os seinens, reflexões importantes foram feitas: “estamos preparados e disponíveis? Como lidamos com as oportunidades?” foi instigado o espírito vivo dos jovens a se manifestar.

“Pais: meu passado, presente e futuro”, foi a temática central do Seminário para Junias teve como orientadores os preletores Haruko Habiro Ribeiro da Silva e Rafael Fraga de Andrade, o líder da iluminação Douglas Tomazelli e, também, o preletor Regis Yoshio Shimanoe como convidado especial. Com chocolates, bom humor e carinho de chamar a atenção quando é preciso, os orientadores falaram da importância da alegria, da gratidão aos pais e da nossa origem de filhos de Deus.

A presença de banda para tocar hinos sagrados e músicas da Seicho-No-Ie foi um toque a parte. A banda sorrindo e cantando palavras afirmativas e positivas chegou aos nossos corações com intensidade.

A prática da Meditação Shinsokan de Oração Mútua foi grande destaque. Um jovem disse o quanto era difícil admitir que precisava da oração – “se sou capaz, consigo resolver sozinho” – mas que decidiu receber e que foi “como se tivessem tirado 50kg de suas costas”.

Os presentes voltaram para suas casas repletos de entusiasmo, alegria e gratidão. Era a certeza de que a vida vale a pena ser vivida!

Por Aurélio Keiji Miyaura