Estágio de Formação & Capacitação de Líderes da AJSI/BR – Janeiro de 2020

Por Juliana Silva Lionço

Como descrever o Estágio para Líderes da AJSI? Bom, é uma experiência inexplicável! Essa foi, sem dúvida, a frase que mais ouvia, sempre que outros líderes falavam sobre suas experiências como estagiários.

E hoje, ela descreve perfeitamente, o que senti nesses vinte dias, mas antes de começar a falar sobre como foram esses dias, quero fazer uma alusão, de tudo que o foi experienciado, à vida de uma linda flor.

Cada flor já foi uma semente. Sementes essas lançadas em solos diferentes e em solos determinantes para o seu crescimento, cada um com sua estrutura, sua cor, seu tempo… Ao nascerem, elas estão totalmente fechadas, apenas recebendo os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e, no momento certo, elas desabrocham e mostram ao mundo todo o seu esplendor.

Desta mesma maneira, éramos nós nos primeiros dias de estágio: tímidos e apenas observando e absorvendo tudo que aquele novo desafio trazia consigo. Foi uma imersão total dentro de nós mesmos. Um encontro com nosso eu interior. Cada palestra, cada abraço, cada olhar e cada despertar eram nutrientes indispensáveis para nos conectarmos às nossas verdadeiras essências e, assim, compreender a missão atribuída a nós neste plano.

Todo o estágio foi planejado e pensado com bastante carinho. E, quando digo isso, me refiro a um dos primeiros momentos, há meses atrás, lá na seleção dos líderes que foram escolhidos a dedo para compor a única turma de estagiários de 2020. E que turma maravilhosa e harmoniosa, hein?!

Foram vinte e sete sementes, que à primeira vista, pareciam totalmente diferentes umas das outras, porém, com o decorrer dos dias, as semelhanças foram surgindo mais e mais, tornando difícil explicar, fenomenicamente falando, se o que mais nos uniu foram os desejos comuns ou a empatia de nos colocar de corpo e alma no lugar do outro, abraçando e compreendendo características, aparentemente, divergentes às nossas; como sempre citava um dos meus amigos do estágio “Amar é compreender o outro sem exigir o impossível.”. E, assim, aos poucos, um ramalhete começou a se formar, ou, melhor dizendo, uma família.

Impossível falar do estágio sem citar os anjos disfarçados de coordenadores, que doaram horas e horas de suas vidas e, até mesmo, horas de sono, dedicando amor ao próximo, de maneira totalmente abnegada. Sem dúvida, boa parte dos momentos vividos, só aconteceram, devido a eles, que confiaram em nós e se dedicaram ao máximo para que tivéssemos as melhores experiências. Como dizem “o amor mora nos detalhes”; e isso ficou muito nítido, pois, em tudo que eles faziam e/ou falavam, o amor estava presente.

As atividades eram bastante intensas e muitos conteúdos foram passados. Era uma honra, ter aulas com preletores tão iluminados e evoluídos, que tinham tanto a nos ensinar. Através das aulas, foi muito bom ver como tudo funciona e entender uma parte de todo o processo para que, nós, como líderes, pudéssemos tomar ciência da importância de nossos papéis, não só dentro das Associações Locais, como também, dentro da sociedade como um todo.

Ser um líder do Movimento de Iluminação da Humanidade reverbera em todos os aspectos da vida, pois tomamos a consciência de que somos os únicos responsáveis pelas nossas próprias ações. Tudo parte de nós e volta para nós.

A responsabilidade de planejar uma reunião na AL é a mesma responsabilidade de lidar com questões da vida profissional ou pessoal, por exemplo. E aí, entra em uma das premissas fundamentais da Seicho-No-Ie: a prática da Meditação Shinsokan, que tanto foi citada e também praticada. Começar e encerrar as atividades diárias com essa prática alinhava nossos canais para que recebêssemos, de maneira bastante fluida, as orientações de Deus.

Nesse estágio teve de tudo um pouco, foram momentos de alegria extrema, muitos sorrisos, muita emoção, afeto, puxões de orelha (do bem), apoio, canções, abraços, culinária vegana (FOI MARAVILHOSO), passeios por São Paulo, divulgações de revistas, refeições simples, conversas sinceras, conselhos, coreografias, brincadeiras, lições e aprendizados, um verdadeiro reencontro de almas… Poderia ficar por horas citando as milhares de lembranças que vou levar para toda vida, mas eu teria que me estender muito e sei também que cada um levará, de forma muito especial, todas essas vivências.

Diversos foram os despertares obtidos durante esses vinte dias. Ninguém saiu da forma como entrou. Foi um renascimento coletivo. Foi um desabrochar mútuo, como em uma linda primavera.

Todos os estagiários externalizaram, de forma esplendorosa, suas essências divinas e voltaram para suas casas com a chama da Verdade mais viva do que nunca, com a certeza de estarem no caminho certo. Como diz na letra do Hino Sagrado Marcha da Missão: “Somente os que vivem para essa missão conhecem o prazer, que nós recebemos.”. E como é maravilhoso saber que, nos cinco cantos do Brasil, existem líderes com os mesmos propósitos que os nossos. E desejo que nós continuemos sendo as luzes, que iluminam todos os lugares por onde passam e que possamos despertar a natureza divina de outros milhões de jovens. Afinal, essa é a nossa grandiosa missão!

Muito obrigada, turma 2020!!

 

 

 

 

Curso Persona VIP – Academia de Ibiúna-SP

O Curso para Líderes Persona VIP aconteceu entre os dias 22 a 26 de janeiro de 2020 na Academia de Ibiúna-SP. Veja fotos deste evento:

 

 

 

 

Seminário para Juvenis – Curitiba-PR

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2019, a Academia de Curitiba-PR, recebeu o Seminário para Juvenis, promovido pela Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Os preletores: Luis Antonio Gomes,  Janete Guirro Ubeda, Patricia Akinaga da Silva e Julio Cesar Neves compuseram o time de orientadores deste grandioso evento.

Veja fotos:

Leia mais

Festa das Dádivas da Natureza em Manaus – AM

Por Marcos Abreu

Manifestar o Amor em todos os atos, aprimorar a consciência da unicidade de que Deus, Natureza e Seres Humanos são originariamente unos, esta foi é a missão da Festa das Dádivas da Natureza que ocorreu em Manaus – AM, este evento que já está na segunda edição e foi um exemplo de cooperação e integridade com a comunidade, onde pode-se viver na prática o modo feliz e harmonioso da SEICHO-NO-IE, unificando a comunidade local, empresas, instituições e o poder público para juntos construirmos a Nova Civilização.

Realizada no dia 9 de Junho, no Parque Municipal do Mindu, em comemoração à semana do Meio Ambiente, a festa contou com 2 mil participantes de todas as idades, que interagiram com as atividades desenvolvida durante todo o dia. A festa em Manaus foi pensada em um formato diferente, para que todo o esforço de se criar um evento com muito amor e dedicação pudesse ser sentido por todos os participantes, criando um dia agradável com atividades voltadas para todas as pessoas, sem restrição de idade. Dentre as principais atividades desempenhadas destacam-se: Clube do Artesanato, feira de artesões e pequenos produtores, Clube da Bicicleta, Caminhada, Apresentações Artísticas, Oficina de Alimentação, Mutirão de Limpeza, doação de Mudas e Palestras.

Clube do Artesanato

 O Clube do Artesanato coordenado pela Associação Pomba Branca, contou com várias oficinas de artesanatos voltadas para jovens e adultos de todas as idades. O Principal objetivo foi trazer uma abordagem e ressignificação dos materiais que normalmente são descartados, pois não encontramos utilidade para tais. Captando esta visão, o Clube do Artesanato convidou artesões da comunidade e adeptos para ensinar de forma prática e descontraída as técnicas de reutilização destes materiais, empregando-os em itens de decoração, adornos e presentes. Dentre as oficinas oferecidas destacam-se: Origami, reutilização de CD’s, decoração de tiaras, flores de papéis e vasos reciclados com garrafas pets.

Todas as oficinas foram oferecidas de forma gratuita para a comunidade e todos os instrutores foram voluntários que gentilmente doaram seu tempo e amor para a concretização deste evento maravilhoso.

Clube da Bicicleta

 Promover o transporte limpo sem a emissão de CO2, de forma saudável e alegre, esta é a missão do clube da bicicleta. Por tamanha importância e por estar em total sintonia com a prática dos moradores da Nova Civilização, a coordenação da Festa optou por trazer este clube para integrar as atividades programadas no evento. Para isso, foi feito o convite para dois grupos de pedalas que atuam na cidade de Manaus, ambos com genuínos propósitos de preservação ao Meio Ambiente, o Pedala Manaus e o grupo Seven Bikers carinhosamente aderiram ao nosso convite. Foi delimitado um percurso de 6 km com duração média de 30 minutos, tendo como ponto de partida a Praça Santos Dummont, uma praça que foi adotada pela Regional AM/Manaus em parceria com a iniciativa privada, a empresa Lauschnner Negócios Imobiliários.

Quando fizemos a divulgação do percurso, um grande número de pessoas nos procuraram, informando que gostariam de participar no entanto não possuíam bicicletas. Entendendo esta limitação, a coordenação e o grupo Pedala Manaus se mobilizou na busca de parceiros que pudessem acolher esta iniciativa de profunda transformação, e fomos prontamente atendidos pela empresa CALOI, que cedeu em comodato o empréstimo de 25 bicicletas, novas e usadas para compor o clube, podendo assim ter uma maior adesão dos participantes. O Clube da bicicleta foi um sucesso, e certamente iremos repetir nas próximas edições, o que deixou evidente que quando nos unimos para um propósito, então tudo se torna possível e todos os recursos são providos.

Caminhada

O Parque Municipal do Mindu é muito amplo e belo, possuindo diversas trilhas que permitem que o público entre em contato com a Natureza. Nada mais justo do que aproveitar toda esta estrutura para trazer os participantes para contemplar a grandiosidade da Natureza, ouvir os pássaros, e observar os animais que compõe o ecossistema deste parque maravilhoso.

Convidamos a comunidade para esta atividade, que foi guiada pelo supervisor da Regional Hidenobo Yano, onde pode-se fazer atividades de meditação e contemplação da Natureza durante todo o percurso da trilha que teve a duração 30 minutos em meio a floresta nativa da Amazônia. Ao término da atividade foi possível observar o olhar de admiração e encanto dos participantes, que certamente se conectaram com a vida que vivifica todos os seres.

Apresentações Artísticas

 Durante toda a duração do evento tivemos a apresentação de grupos de corais, danças e taiko. Esta foi uma forma agradável de integrar a comunidade e proporcionar momentos agradáveis a todos os participantes. Gentilmente, o coral da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e o coral da Câmara Municipal de Manaus acolheram com muito amor a causa do evento, criando um repertório de músicas com temáticas relacionadas ao meio ambiente, compostos por mais de 80 vozes no total.

Além do coral, tivemos a apresentação do grupo tradicional de Taiko, da Nippaku, associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, que é uma tradicional apresentação com tambores japoneses.

O evento contou também com a apresentação de danças de dois grupos locais: Graças Circulares e CIA UATÊ, que lindamente interagiram com o público, encenando os movimentos corporais do maior felino da Amazônia, a onça.

Oficina de Alimentação

 Conscientizar a redução do consumo de carne devido ao grande impacto ambiental, consiste em uma das iniciativas comumente difundida entre os adeptos. Em comprometimento com esta atitude, foram promovidas palestras e uma oficina de leites vegetais, que ensinou ao público como produzir leites saudáveis para o consumo diário. Para o próximo ano, a coordenação tem o desejo de ampliar estas oficinas, trazendo maiores opções de alimentação, uma vez que o vegetarianismo ainda é visto como sendo muito “caro” e de difícil preparo.

Além das oficinas tivemos a comercialização do tradicional Yakissoba e pastel de queijo, feito pelos japoneses da nossa regional, o que foi um grande sucesso.

Mutirão de Limpeza

 Gostaríamos de deixar um presente e um impacto positivo e transformador no Parque que acolheu a Festa das Dádivas da Natureza. Unindo forças com a ONG Green Peace Manaus e a Igarapés Limpos, foi realizado um mutirão de limpeza na nascente do rio Mindu e sua margem, onde foram coletados centenas de kilos de lixo que contaminavam as águas e margens do rio. A ação contou com dezenas de voluntários, maioria jovens que engajaram-se neste mutirão.

Feiras de Artesões e Pequenos Produtores

 Durante o dia do evento foi realizado também o tradicional Bazar do Mindu, que integra os artesões locais e pequenos produtores, para que possam expor seus produtos e artes, ganhando assim uma maior visibilidade da comunidade. Tivemos no parque uma média de 25 barracas que ofereceram diversos produtos e serviços: Flores, itens de jardinagem, artesanatos, desenhos e quadros, massagens, barracas para aferição de pressão arterial etc.

Doação de Mudas

 Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) foram doadas mudas de arvores frutíferas e plantas medicinais para os participantes do evento.

Parcerias

 Devido a extensão do evento, tudo se concretizou devido o envolvimento da comunidade, iniciativa pública e privada.

A MOTO HONDA DA AMAZÔNIA foi uma grande apoiadora do evento, que cultiva em suas ações um forte trabalho de prevenção e redução de impactos ambientais. Da mesma forma, o GRUPO EDUCACIONAL LITERATUS abraçou com muito amor este grandioso evento.

 

Próximas Edições

 Para as próximas edições, o desafio será integrar ainda mais a iniciativa pública e privada, além de envolver toda a comunidade escolar, criando o concurso científico para alunos da rede pública de ensino, para que juntos venham discutir soluções inovadoras para a questão do reaproveitamento de recursos e energias, trazendo ainda para mais perto esta vivência ambiental, através da criação de ideias e projetos que possam ser empregados na prática. Para isso envolveremos a secretaria de ensino da cidade Manaus, através de editais e aprovação do conselho de ensino municipal.

Foi muito gratificante este envolvimento da comunidade, o que deixou evidente que quando unimos forças podemos ter grandiosos resultados.

Tivemos muita satisfação em materializar este evento tão transformador e impactante, que teve a colaboração universal da comunidade e dirigentes da SEICHO-NO-IE da regional AM/Manaus. Deus, muito obrigado por sermos um canal de manifestação de toda a grandiosidade e harmonia, que vivifica todos os seres.

 

Coordenador do Evento: Divulgador Marcos Abreu

Apoiadores: Parque Municipal Mindu – SEMMAS (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Grupo Educacional Literatus, HONDA, Pedala Manaus e Seven Bikers

Público Alvo: Comunidade

Quantidade de pessoas: 2 mil pessoas

Confira fotos:

 

 

 

Seminário de Treinamento Espiritual para Jovens com Oferenda de Trabalho – Julho de 2019

Nos dias 25 a 27 de julho de 2019, a Academia de Ibiúna-SP, recebeu o Seminário de Treinamento Espiritual para Jovens com Oferenda de Trabalho, promovido pela Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Os preletores: Mario Gabriel França Silva, Cibele Carina Gomes Hidalgo de Almeida, Bruno Chiba Faccini, Heitor Miyazaki e Regis Yoshio Shimanoe compuseram o time de orientadores deste grandioso evento.

Veja fotos:

Leia mais

Seminário para Jovens Empreendedores – Academia de Ibiúna-SP

Nos dias 25 e 26 de maio de 2019, a Academia de Ibiúna-SP, recebeu o Seminário para Jovens Empreendedores, promovido pela Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Os preletores: Douglas Eduardo Botelho,  Romeu Pace Filho, Elaine de Souza Saldanha e João Ricardo Viana Costa compuseram o time de orientadores deste grandioso evento.

Veja fotos:

Leia mais