Jovem e a internet

O jovem e a internet

O que significa ser filho de Deus

Deus é sinônimo de criação, portanto, no homem, que é filho de Deus, existe o princípio criador natural. Daí o porquê de o ser humano querer crescer e progredir sempre mais. Pare e observe a si mesmo; perceberá que você também está sempre querendo mais do que tem agora, o que nem sempre quer dizer ingratidão. É que nasce naturalmente o sentimento de continuarmos a criação divina, pois o projeto primeiro do Criador Absoluto habita nosso interior.

Quando analisamos a história da humanidade percebemos que ela tem sido escrita através da superação de desafios, sendo o progresso atual sempre maior que no passado, com a criação de novos inventos e novos sistemas de relacionamentos; e este fato fica ainda mais evidente se pensarmos nestas últimas décadas.

Isto é maravilhoso, quando entendemos que este progresso surge pelo despertar da consciência divina entre os seres humanos.

 

O homem do quinto reino

No Volume Suplementar da Coleção A Verdade, o nosso querido mestre Masaharu Taniguchi escreve que a humanidade está vivendo um momento singular em seu processo de evolução. Ele explica de maneira extraordinariamente simples, mas lógica, sobre a Vida que está sempre prenunciando a vinda de um reino mais elevado. Da mesma forma que houve a ascensão do reino mineral para o vegetal, do reino vegetal para o animal e deste para o reino humano, naturalmente estão em curso todos os preparativos para o surgimento do quinto reino; em outras palavras, o reino da Vida, o homem superior, ou seja, o Homem da Imagem Verdadeira.

Citando o pensamento do dr. Harvey S. Hardman, fundador da Ciência Mental (saiba mais lendo o livro), o Mestre explica que o homem descobrirá, dentro de si próprio, uma nova força, que o tornará um homem superior. Nas páginas 29 e 30 lemos: “Essa força misteriosa está se revelando, por um lado, na forma de astronautas, que planejam viajar pelo espaço sideral, em espaçonaves desenvolvidas pelo progresso da ciência física; e, por outro lado, essa força está pulsando dentro dos homens que estão formando, por meio da aplicação da ciência mental, o quinto reino da Vida, reino este que manifesta uma força que transcende tempo e espaço; mas ela ainda não se manifestou integralmente de modo concreto”.

 

Internet – A rede mundial de computadores

Pode ser que alguém que esteja lendo este artigo se pergunte qual a relação do que foi dito até aqui com o tema “Internet”. Mas isto é muito fácil de entender. Primeiro, o surgimento da internet é uma prova da capacidade infinita de criação latente no homem, além da manifestação do sentimento intrínseco dos seres humanos de estarem ligados entre si já que todos somos irmãos, nascidos da mesma fonte, ou seja, de Deus.

Através da Rede Mundial de Computadores podemos nos conectar com qualquer pessoa em qualquer lugar planeta, e isto é maravilhoso. Apesar de a maioria das pessoas que têm acesso à internet não conseguir mais imaginar suas vidas sem esse recurso tecnológico, ela é ainda bem jovem, pelo menos a que se tornou acessível à população mundial em geral, que é algo que surgiu no início da década de 1990.

Quando eu era criança, havia um desenho ao qual adorava assistir: Os Jetsons: A Família do Futuro, em que uma família de classe média do século XXI usufruía todos os benefícios da tecnologia, com carros voadores, robôs, cidades suspensas, e veja se dá para acreditar: computador, com webcam e internet, claro que não com estes nomes, mas algo muito próximo do que temos hoje. No entanto, esse desenho da Hanna-Barbera foi ao ar pela primeira vez na década de 1960. Não é realmente extraordinária a capacidade de criação do ser humano?

 

A internet, as redes sociais e o jovem

Não há dúvida de que, com o surgimento da internet, muitas coisas boas surgiram, mas é sempre bom lembrarmos que tudo neste mundo fenomênico é sempre relativo. Uma invenção tanto pode ser usada para o lado do bem, ou seja, para beneficiar o maior número possível de pessoas, como para fazer o mal.

Tudo vai depender do tipo de visão que a pessoa tem de si mesma e do mundo ao seu redor. Daí a razão por que, ao iniciar este artigo, o fiz referindo-me ao Homem da Imagem Verdadeira. Se o ser humano não compreender que o seu poder criador vem do Divino, cometerá graves equívocos, desviando-se para o caminho do materialismo, da ilusão, do egoísmo.

Por isso, penso ser muito importante que os jovens pertencentes à jovem geração da família Seicho-No-Ie saibam usufruir de maneira correta todos os benefícios da tecnologia atual e futura, além é claro de mostrar isso aos seus amigos e a outros jovens que porventura desconheçam esta questão espiritual que deve nortear a vida humana.

Hoje nós podemos nos relacionar e interagir com pessoas do mundo inteiro, através das diversas redes sociais na internet. Talvez as mais conhecidas e utilizadas no Brasil sejam Orkut, Facebook, Twitter, YouTube e MSN.

Por meio das redes sociais, podemos difundir boas palavras, levar esperança e ajuda aos necessitados, podemos conhecer pessoas, fazer amizades, aprender sobre cultura, história da humanidade, e com isso saber o como e o porquê de respeitar as diferenças. Há uma infinidade de coisas boas que podemos fazer por meio delas.

Por outro lado, elas também podem ser usadas para se fazer justamente o contrário disso tudo. Caluniar, disseminar ódio, rancor, intolerância, racismo, pornografia; perseguir minorias, prejudicar milhões, criar e enviar vírus eletrônicos, furtar etc.

 

A Seicho-No-Ie e a internet – A criação do postingjoy

Com a intenção de incentivar as pessoas a usar a internet para lado do bem, a Sede Internacional da Seicho-No-Ie lançou um site chamado postingjoy, onde seus usuários postam sempre mensagens de alegria, ou seja, onde se difundem somente as boas palavras, palavras e sentimentos positivos. É muito legal e superinteressante!

Se você que está lendo este artigo ainda não conhece esse site, ou ainda não é membro dele, gostaria de convidá-lo para conhecer e se tornar membro. Para isso, basta acessar a nossa página na internet, no endereço: http://www.ajsi.org.br  lá você verá o link para ele.

Ah! Também poderá aproveitar para navegar ou surfar nas várias páginas do site da AJSI DO BRASIL, além é claro de seguir-nos através das redes sociais: Orkut, Facebook, Twitter e YouTube.

Para finalizar, deixo algumas dicas de como tirar o máximo proveito da internet.

 

Muito obrigado!

 

Dicas para usufruirmos o melhor da internet

Você é o(a) filho(a) amado(a) de Deus. Dentro de você existe o poder criador que se manifesta através da palavra. A palavra é seu dom maior.

Lembre-se que toda tecnologia pode ser usada tanto para fazer o bem como para fazer o mal, portanto, utilizando seu livre-arbítrio, use-a para o bem.

Denuncie todo e qualquer abuso que identificar na grande rede.

O Universo é regido por leis, dentre as quais existem as leis mentais, e uma delas diz que: “Colhe-se aquilo que se planta”; então, cuidado para sempre plantar boas sementes.

Aproveite a internet para aumentar o seu saber.

Use as redes sociais para fazer verdadeiros amigos e ajudar aqueles que precisam.

Não restrinja sua vida apenas à internet. Tudo que é em excesso torna-se um problema.

As redes sociais não devem substituir o contato físico com as pessoas, em especial com seus familiares.

Confie sempre em seus familiares, mas desconfie de quem você ainda não conhece (neste caso seus familiares também precisam conhecer).

Torne-se membro do postingjoy e divulgue-o para seus amigos.

 

Muito obrigado.

Preletor da Sede Internacional Carlos Alberto da Silva

 

Publicado na revista Mundo Ideal #200 (março de 2011)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *