Seminário de Oferenda de Trabalho para Jovens – Academia de Ibiúna-SP

Por Ana Carolina Brito Menezes 

“Quem sou eu dentro do todo?” esse foi o tema da primeira palestra do Seminário de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho para Jovens que ocorreu entre os dias 16 e 20 de janeiro de 2019 na Academia de Ibiúna-SP. Iniciar o evento com esta palestra anunciou o que viria nos próximos dias: momentos de reflexão acerca da importância da gratidão; a necessidade de mostrar para os jovens presentes como isso reflete na sua missão; e a importância de tomar decisões e atitudes para concretizá-las.
Ainda no primeiro dia, a convidada especial, Preletora em grau Sênior Patricia Helena Arine Nogues, na palestra com o tema “Vícios e Carências”, abordou como vícios são uma tentativa de suprir a carência de amor e atormentar os pais por meio da danificação do próprio corpo. A preletora também provocou o questionamento dos seminaristas “Eu manifesto o sentimento de amor?” e lembrou que amar aos pais é manifestar o próprio amor de Deus.

Durante o seminário ocorreram dois momentos de oferenda de trabalho acompanhados de reflexões acerca do amor do papai e da mamãe. Os relatos de impressão dados ao final de cada um confirmaram a força das práticas, revelando como o sentimento entre pais e filhos é único e que os participantes estavam prontos para mudar sua realidade pelo amor.

Já na atividade dividida em grupos sobre relacionamentos, os seminaristas puderam perceber como a gratidão aos pais tem influência em toda sua vida. Entre brincadeiras, conversas francas e bastante intimidade com o público, o Preletor em grau Sênior Helio Giovani Tavares de Melo destacou que o dever dos filhos é amar, perdoar e agradecer. Além disso, falou da sublimidade do verdadeiro amor, que é o reconhecimento de que “eu e o outro somos um só ser”.

Outro ponto bastante trabalhado durante esses cinco dias, foi a dificuldade em escolher qual carreira seguir, sendo esse um momento de grande dúvida para a maioria dos jovens. O Preletor em grau Sênior Jorge Uemoto Júnior explicou que todos nasceram com uma peculiaridade dada por Deus, basta exteriorizá-la. Comparando cada um a uma peça de quebra-cabeças, o orientador mostrou que todos são as pessoas mais importantes do Universo, assim, tudo depende daquilo que é reconhecido na própria vida. Ainda, destacou que todos já nasceram com a importante missão de serem felizes.

O Líder da Iluminação Mailson Roberto dos Santos continuou esse assunto e com bastante emoção falou sobre a importância dos sonhos. Sendo os sonhos o DNA dos jovens, não é preciso fugir deles, mas, tomar a decisão de concretizá-los. Dessa forma, recordou a importâncias das Associações Locais da Seicho-No-Ie. A missão pessoal é um instrumento em prol da humanidade e está em conformidade com Deus, logo,  as “ALs” são onde os objetivos são alcançados.

Os participantes puderam conhecer e participar das oficinas de Clubes da Seicho-No-Ie, onde puderam optar entre o Clube de Bicicleta, Clube de Artesanato e Clube de Horta Orgânica. Uma importante atividade em prol da construção da Nova Civilização.

No sábado, os participantes tiveram a chance de revelar suas diferentes potencialidades no “Show de Talentos”. No mesmo dia, ocorreu o Lual, o qual não só permitiu que mais pessoas mostrassem seus talentos, mas, já chegando ao fim do seminário, foi uma oportunidade de diversão e de fortalecimento dos laços de amizade criados  durante o evento.

No dia seguinte, durante a “Atividade de Agradecimento”, os seminaristas puderam mais uma vez expressar a gratidão, mas de forma ainda mais intensa ao visualizarem os rostos de seus pais em seus colegas. A última palestra orientada pela Preletora em grau Máster Cleuza de Jesus Zanatta se referiu ao próprio tema do seminário, “Movimente-se”. A orientadora reafirmou como a gratidão e a decisão são as ferramentas necessárias para superar cada obstáculo e que as dificuldades são apenas degraus para o sucesso.

Módulos e palestras sobre relacionamentos, carreira e meditação mostraram a importância de uma vivência de Filhos de Deus. Prática da Purificação da Mente, Cerimônia em Memória dos Antepassados e Meditação Shinsokan de Oração Mútua intensificaram a vibração do evento. Mas, além de tudo isso, o que com certeza mudou a vida de cada um foi o amor manifestado todos os dias e a lembrança de que Deus é alegria.

Confira as fotos abaixo:

.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *