Persona VIP Ibiúna

Persona VIP 2014 traz lições e diretrizes

Fui incumbida, como jornalista, de escrever uma matéria sobre o Curso para Líderes da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL – Persona VIP 2014. Mas desta vez não vou escrever aquele belo lead (parágrafo introdutório da matéria) e talvez nem traga as boas aspas dos preletores durantes os cinco dias de curso. E já explico por quê: depois de mais de dez anos, pela primeira vez, me dei a oportunidade de participar, como cursista, dos cinco dias.

Em princípio tomei essa decisão por que acontecerá no dia 01/03/2014 a mudança na gestão da Organização e queria estar bem alinhada com as diretrizes da nova diretoria. Mas agora, há mais de uma semana do fim do curso, e percebo que minha participação foi para alinhar as minhas diretrizes, o que quero para mim como pessoa e como dirigente da Seicho-No-Ie através da AJSI/BR.

Tudo começou, como sempre, numa quarta-feira. No dia 22 de janeiro, a cerimônia de abertura elencou grandes líderes mundiais, sejam eles religiosos ou não. Aí o coração já deu uma acelerada, afinal fazer aquela reflexão às 9h da manhã já despertava diversos sentimentos. Logo depois, algo novo na programação: estudo de hinos sagrados. Nesse momento, a emoção tomou conta e veio o questionamento: como fazemos as coisas e não prestamos atenção no significado delas?

Os que já participam da Seicho-No-Ie sabem o quão comum é entoar o Hino Sagrado Canto para Consolidar a Fé, e talvez nas primeiras vezes que o entoamos nos emocionamos bastante, mas e depois de infinitas vezes entoando o hino, será que você já parou para pensar que é ele uma declaração de que Deus está no comando de tudo?

Atenção aos detalhes da vida: primeira lição.

Começaram as aulas do curso, que abordaram temas diversos, como: gratidão aos pais, convergência ao centro, missão sagrada, a força do ideal, antepassados, Meditação Shinsokan, leis mentais, treino do riso, planejamento, oferenda de trabalho. Tudo isso foi transmitido com maestria pelos grandes orientadores do curso, os preletores: Yoshio Mukai, Carlos Alberto da Silva, Maçato Yamaoka, Regis Yoshio Shimanoe e Milton Massayoshi Yuki, que foi o convidado especial do evento. E claro, tudo mais que um curso de cinco dias na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna, em São Paulo, pode oferecer. Além das cerimônias e práticas da Seicho-No-Ie.

Atenção a todas as oportunidades da vida: segunda lição.

Como já é tradição no Persona VIP, acontecem, desde 2010, as oficinas culturais, onde os participantes podem escolher dentre diversas manifestações culturais, uma que lhe agrade. A ideia é aprender um pouco sobre ela, para que no sábado à noite, durante o sarau & tertúlia, possa-se apresentar a todos os outros cursistas presentes o que foi aprendido.

Neste ano, tive a oportunidade de orientar uma oficina. O tema era reportagem, e pela primeira vez ela foi incluída na lista das oficinas. Senti-me muito honrada e feliz com o convite. A partir disso, vieram outras reflexões e uma infinidade de sentimentos. Informar é uma arte, e essa arte deve ser transmitida com carinho. Participaram desta oficina sete pessoas, nenhuma delas oficialmente comunicador, apesar de alguns trabalharem com isso formal ou informalmente.

Peguei-me pensando: “Como explicar o poder da informação e a diferença que ela faz na vida das pessoas?”; “Como passar algum conhecimento teórico, adquirido em quatro anos, em apenas algumas horas?”; “Como desenvolver um trabalho em três dias que pudesse traduzir o tema Decisão em Prol das Futuras Gerações?”, entre outros questionamentos que me fizeram redescobrir minha própria qualidade como comunicadora. Aliás, “Decisão em prol das futuras Gerações” foi o tema de todas as oficinas e também tema central do Curso. Este será ainda o tema da Convenção Nacional, que vai acontecer dia 3 de agosto de 2014 em São Paulo.

Desenvolver tudo isso foi para mim um grande desafio, pois ter que explanar para eles o que eu vivo no dia a dia, além de algumas questões teóricas, me fez pensar no quanto se presta atenção naquilo que se faz todos os dias da vida. E isso me levou a mais uma lição.

Atenção a tudo aquilo que você faz diariamente: terceira lição.

No final de semana, a turma dos líderes da AJSI/BR aumentou, e totalizamos mais de 500. Momentos de saber mais sobre as nossas formas de atuação dentro dos departamentos da organização. Momentos de decisão perante o Fogo Sagrado, que representa a luz da Verdade que foi transmitida a cada um de nós. Momentos de muita emoção, como homenagens para os líderes que receberam honra ao mérito Persona VIP, honra ao mérito nacional e também uma surpresa: líderes que já não estão mais entre nós foram homenageados com diplomas que foram recebidos por familiares de sangue ou da família Seicho-No-Ie. Também foram homenageadas as preletoras Camile Costa da Rocha e Sheila Miyazaki de Lima, que deixarão de atuar como funcionárias da Superintendência da AJSI/BR.

E claro, sendo este o último Persona VIP com o Preletor da Sede Internacional Carlos Alberto da Silva como presidente, houve o ato de transmissão simbólica do cargo para seu sucessor, o preletor Regis Yoshio Shimanoe, com um longo abraço. Também foi feita uma emocionante e bela homenagem para o atual presidente, com a presença de familiares, vídeos com depoimentos e um momento em que nós, participantes, pudemos retribuir todo amor e dedicação à AJSI/BR cantando em uma só voz, abraçados, as seguintes palavras:

“O meu nome é luz, eu vim aqui para te ajudar, é você quem me conduz para o mundo eu iluminar. Eu posso te mostrar o quanto você é especial (…), e quando bater alguma dúvida em seu coração, o porquê de estar aqui, você procura e não acha explicação. Você foi escolhido pra ser quem é: uma criança, um adulto, um homem ou mulher, não importa de onde vem quem é ou quem foi você tem força infinita e isso se chama amor (…), juntos nós vamos seguir, para fazer o mundo entender que o motivo de estarmos aqui é para cada vez mais te fazer feliz com a AJSI”.

Atenção à sucessão dos fatos da vida: quarta lição.

E no dia 26 de janeiro, data em que o curso terminou, posso dizer que todas essas lições me fizeram perceber o poder e a força do amor, e que principalmente ele está nos mínimos detalhes da vida, da convivência…e que principalmente ele tudo cura. Estar esses cinco dias na academia de Ibiúna, participando deste curso, foi uma oportunidade maravilhosa de “Coragem para mudar. Dizer que a Vida venceu. Decidir. Alcançar. Refletir. Melhorar. Sempre sorrir.” como bem diz uma das músicas criadas na oficina de música.

Ah! E a oficina que ministrei, foi sucesso, e renovou a crença em mim e no meu amor pela comunicação.

Esse foi apenas o meu relato sobre o Persona VIP 2014. Se você esteve lá, tenho certeza que também tem o seu relato, a sua história para contar e, por tudo que vivemos nesses cinco dias, nos encontraremos em 2015 =)

Jornalista e Líder da Iluminação Fernanda Alves Kanasiro

Jornalista e Líder da Iluminação Fernanda Alves Kanasiro

 

 

 

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *