Qual caminho devo seguir?

É comum encontrarmos jovens com dúvidas sobre qual caminho devem seguir, qual escolha profissional é a correta e como, de fato, encontrar um emprego que lhes dê satisfação profissional. Sabemos que hoje em dia, com o aumento de veículos de informações, como a TV, a internet e até mesmo o WhatsApp, é cada vez mais difícil termos a calma necessária para encontrar a melhor opção entre tantas apresentadas a nós.

Como seguir um caminho no qual não vejo uma alternativa segura?

Devido a essa quantidade de informações, muitas vezes passamos por questionamentos e inseguranças. Também o desejo de obter status dentro da sociedade muitas vezes entra em conflito com o nosso verdadeiro desejo. Será que devo seguir a minha vontade interior, mesmo que essa profissão não seja a “melhor remunerada” ou a “mais prestigiada”? Será que escolho a que me faz feliz ou a que ganha bem? Será que essas opções são mutuamente exclusivas?

No livro Todos Podem Ter Sucesso, do prof. Katsumi Tokuhisa, consta o seguinte trecho sobre o trabalho e o sucesso:

Para ter sucesso, é preciso estar preparado. Mesmo que duas pessoas tenham capacidade similar, dependendo da respectiva postura mental, uma pode ter sucesso, enquanto a outra não. Nesse caso, muitas pessoas dirão: “É uma pessoa de sorte”, em referência à que conseguiu sucesso, mas, quanto à que não teve sucesso, dizem simplesmente: “É uma pessoa sem sorte”. Se isso fosse verdade, ter ou não ter sucesso dependeria exclusivamente da sorte, e a pessoa sem sorte não conseguiria ser bem-sucedida. Então, nós, seres humanos, nada mais seríamos do que escravos da sorte, seres realmente incapazes. Se fôssemos seres tão incapazes, nossa vida seria verdadeiramente efêmera e todos perderiam a vontade de se esforçar com seriedade.

Percebemos então que mais importante do que seguir o caminho mais “correto” ou “seguro”, precisamos, desde o princípio, ter uma postura mental de uma pessoa de sucesso, independentemente de fatores externos como “sorte” ou “indicações”. Aquele que está em ligação direta com Deus sabe que suas escolhas são pautadas em torno de algo maior do que questões como essas.

Dentro de nós existe algo maravilhoso, algo perfeito, ao qual na Seicho-No-Ie chamamos de Imagem Verdadeira. Nossa Imagem Verdadeira é perfeita, sincera, pura e celestial. Ela vibra intensamente, e, em silêncio, podemos ouvir atentamente o que ela nos sugere.

No Hino Sagrado “Canto para Consolidar a Fé”, escutamos o seguinte trecho que nos remete a essa ligação direta com Deus:

Busca sempre a luz, sossega-te e segura, firme a Minha mão, pois tudo aqui é bem.

Todos nós somos filhos de Deus; portanto, recebemos de Deus um talento único. Nossa vida é autoexpressão da Vida de Deus; então, não devemos procurar nas coisas externas pela felicidade e pelas oportunidades de sermos úteis aos outros. Dentro de nós já existe a felicidade, e é justamente isso que precisamos focar:

Como extrair de mim mesmo a felicidade que já existe dentro de mim?

Também o mestre Masaharu Taniguchi, no livro A Verdade, v. 9, explica sobre como obter um bom emprego:

Depois que Deus criou o homem sobre a face da Terra, todos foram dotados de um dom específico. Cada um recebeu de Deus o talento e o lugar onde possa desempenhar esse talento para contribuir com a vida. Muitas pessoas reclamam de não ter onde trabalhar, mas é porque estão procurando o “lugar de trabalho” no exterior delas. É preciso primeiramente procurar dentro de si o “lugar para contribuir com a vida”. Deve-se descobrir esse lugar, de acordo com seu gosto e sua capacidade, e esforçar-se em contribuir com a vida sem objetivar lucros ou fama para si próprio(a). Para quem busca o “caminho”, não faltará o que comer e vestir. Sem voltar a mente para coisas externas, descubra dentro de você o seu lugar e o seu próprio trabalho.

Percebemos então, por esse trecho, que o talento é individual e único. Enquanto alguns possuem talentos artísticos, como tocar algum instrumento ou escrever textos, outros conseguem resolver difíceis problemas matemáticos. Como sabemos, o lado esquerdo do cérebro cuida da parte realista e lógica, e o lado direito cuida da parte criativa. Nosso talento pode estar mais ligado a um dos dois lados, mas é importante desenvolvermos bem os dois lados, para que nosso talento se torne cada vez mais completo. Se desenvolvermos bem nosso talento, com certeza nos tornaremos ótimos profissionais para o mercado de trabalho, e que empresa não vai querer um ótimo profissional para o mercado de trabalho, alguém talentoso e que sabe do seu próprio talento?

Mas, para realmente escutarmos a voz de Deus em nosso interior, para que possamos ter a certeza de qual caminho devemos seguir e acabar com todas as inseguranças que temos, precisamos de um tempo para conversar com Ele em particular. Os adeptos da Seicho-No-Ie praticam diariamente a Meditação Shinsokan, em que visualizamos e contemplamos o mundo perfeito criado por Deus. É por meio dessa prática que podemos reservar alguns minutos da nossa vida tão corrida e cheia de informações e conversar apenas com Deus, que está dentro de nós. Conversando diariamente com Deus, nós teremos a certeza de que Ele está conosco, e então teremos toda a segurança do mundo para decidir qual caminho seguir.

O prof. Ênio Maçaki Hara, no seu recém-lançado livro O Sucesso Nunca Dorme, p. 17, explica:

Você já nasceu vencedor. Se não venceu ainda, o que faltou foi crer nisso. E também perceber o que precisa ser feito e de fato fazer. Com coragem, dê um passo à frente. Não apenas reaja aos estímulos. Não deixe que a dor ou o medo “pautem” seus movimentos. Até hoje não lhe faltou sorte. Faltaram-lhe vibração, alegria, entusiasmo. Vitória não é chegar a algum lugar, é agir aqui e agora como um vitorioso. Coloque vigor em seu talento. Qual seria sua idade se você não soubesse quantos anos têm? Como filhos de Deus, as únicas coisas que não podemos fazer são aquelas que ainda não tentamos.

Dizer que você já é um vencedor não é mero “incentivo”. Mesmo sem ter consciência, em apenas um instante você deixou de ser uma criatura aquática, na barriga de sua mãe, e passou à condição de mamífero que respira oxigênio. Mais tarde, andou com os próprios pés. Se você tivesse de fazer isso de modo consciente, se sentiria um herói. E de fato foi. Se ainda bebê você foi capaz dessa façanha, o que o impede de continuar fazendo de sua vida uma sucessão de feitos extraordinários? Crer na vitória já é a vitória. O restante vem de mover-se com mais energia.

Para finalizar, deixo aqui a oração do livro Minhas Orações, p. 167, que o próprio mestre Masaharu Taniguchi mentalizou quando esteve desempregado, por um mês, durante trinta minutos, e conseguiu um emprego adequado a ele. Com certeza você também conseguirá o emprego adequado para você.

 

Para conseguir emprego

 Uma vez que Deus me fez

nascer como homem na Terra,

significa que existe

um emprego próprio para mim.

Você já é sucesso! Estude, dedique-se e pratique a Meditação Shinsokan. Com certeza, você seguirá o caminho que Deus escolheu para você; e a satisfação pessoal de se sentir útil ao maior número de pessoas será a força que o impulsionará para atingir todos os seus sonhos. Muito obrigado!  

 

Preletor da Sede Internacional Fernando Antonio Mendes Marques

 Publicado na revista Mundo Ideal #266 – Setembro/2016

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *