Quem está no controle?

Caro Jovem, você está no comando da sua própria vida?

Ninguém pode pintar ou esculpir distraidamente. É preciso empenhar a força da mente. Tudo depende da mente: a melhora de vida ou das notas escolares, o fato de ser amado ou odiado pelas pessoas ao redor. E todos podem conhecer o poder da mente.

É agora! É agora! Não existe tempo a não ser o agora! Se não dominar sua mente agora, se deixar passar o agora, não existirá tempo em que possa direcioná-la.

A escultura da vida exige maior atenção. No livro Dinamize sua capacidade, o mestre Masaharu Taniguchi escreve que quando esculpimos uma madeira ou pintamos uma tela, se a obra não fica boa, poderemos comprar outra madeira ou nova tela. Mas a escultura do destino, uma vez esculpida, não poderá ser refeita. Se você pintar o quadro chamado destino com cores feias, inadequadas, não poderá mais retificá-lo. Como pintamos e esculpimos o destino de cada dia através da mente, precisamos manejar o cinzel e o pincel mentais com muita atenção, pois é necessário que você assuma a responsabilidade da sua própria vida.

  • Mergulhe de corpo e alma naquilo que tem possibilidade de realizar agora e empenhe toda a sua força naquilo que desejar realizar, no agora.
  • Dedique sua vida a algum objetivo, não se poupe. Não pense, por exemplo: “Se eu trabalhar mais do que isso, amanhã estarei muito cansado…”, pois a nossa força é como a água de uma fonte inesgotável: quanto mais a extraímos, com mais abundância ela passa a fluir.
  • Compreenda que “não há outra saída, a não ser marchar para frente” e afirme para si mesmo: “Vencerei infalivelmente, onde quer que eu vá”. Pois aonde você estiver, neste momento, este lugar é o palco que Deus te preparou.

No livro Reflexões Sobre a Vida está escrito: “Entre em cena, agora!

Não fique a remoer acontecimentos do passado. O passo já se foi e não  existe. O futuro ainda não chegou e ele também não existe. Ninguém deve viver preocupado, temendo algum infortúnio que poderá vir no futuro.

Então, como está o seu presente? Por mais que ele esteja repleto de sofrimentos, por mais obscuro que pareça estar, tudo isso é falsidade, e não a Verdade. Ou seja, sendo isso um aspecto temporário, e não a imagem do mundo da Realidade criado por Deus, ele não existe.

Desse modo, o passado, a atualidade e o futuro não existem originalmente. O que existe é o agora, que é a própria Vida de Deus, o “agora eterno” que transcende o tempo e o espaço. Devemos, então, viver intensamente o agora.

Não devemos ter inquietações antecipadas nem posteriores. Devemos empenhar todas as nossas forças naquilo que devemos fazer agora. Neste agora foi plantada a “semente da vida” que repara o passado e promete o futuro.

Por mais infeliz que parece ser atualmente, mesmo que esteja num beco sem saída, essa imagem temporária desaparecerá diante de você que vive o agora. Agora, levante-se agora decididamente! Apague todos os prantos e todas as tristezas através da luz da esperança. Sua vigorosa força vital é a centelha espiritual que Deus lhe deu. Sem pensar no passado, sem se preocupar com o futuro, avance em direção ao trabalho que precisa realizar agora. Assim, você será instantaneamente “rei do mundo”. Porque o mundo é o “palco” que Deus lhe preparou.

Jamais vacile nas suas condutas e decisões, obscurecendo sua mente influenciado pelas conturbações do mundo e incertezas da pátria. O “palco da vida” está esperando agora que você, o personagem central, entre em cena. Justamente por isso é que o “palco” está escurado. Você não entrará  num “palco” iluminado, pois ele se iluminará quando você entrar em cena e emitir sua grandiosa voz inicial.

Por que vacila, justamente agora? Os “espectadores” de todo o mundo esperam por você. Não ouve o clamor sincero deles? É a voz do coração das pessoas que esperam ansiosas pela sua atuação. Levante-se agora! É agora que deve se levantar e realizar tudo que lhe é possível realizar. Você ainda não está empenhando toda a sua força. O momento que você deve viver é justamente o agora.”

Meu caro jovem, com estas palavras do prof. Seicho Taniguchi que nos infunde uma energia mágica e nos faz refletir da grandiosidade de ter nascido neste mundo, bate no nosso coração um profundo sentimento de gratidão e reverência à vida, portanto se você tem o propósito se tornar um grande líder, seguem algumas dicas:

  • Dedique-se integralmente a todos os trabalhos que estiverem diante de você, cultivando um caráter honesto.
  • Execute trabalhos úteis aos outros. Se dedicando no “agora”, surgem a ideia e os recursos para um brilhante futuro.
  • Entregue a Deus as decisões difíceis, pois assim descobrirá naturalmente o objetivo último de sua existência, enquanto se dedica seriamente à ocupação atual. O melhor meio para garantir um futuro promissor consiste em se esforçar no trabalho atual, com dedicação integral e constante, mesmo que esse trabalho não represente o objetivo último que deseja atingir.
  • Cultive um profundo sentimento de gratidão aos seus pais, pois quem sente gratidão aos pais, segue firmemente o caminho do progresso, recebendo a orientação de Deus. Agradeça também a todas as coisas, quando se tem sentimento de gratidão por todas as coisas, o mundo em que se vive torna-se inteiramente alegre, e você se tornará cada vez mais feliz. Que maravilhoso conseguir dizer “Muito obrigado” a todas as coisas.
  • Acredite que você consegue se tornar tal qual acredita ser. Afirme “Sou filho de Deus, existem em mim a Sabedoria e a força de Deus”. Assim manifestará, tal qual acreditou ser, a sabedoria e a força poderosa de Deus.
  • Acredite que dentro de você existe o infinito. Explorando esse infinito, todo jovem pode tornar-se gênio. Se você se esforçar, conseguirá o que quiser, basta assumir a responsabilidade por sua vida, assumir o papel de filho de Deus.
  • Vá se aperfeiçoando na direção que deseja atingir e acredite fortemente que conseguirá tornar-se gênio, a força infinita brotará de dentro de você e, então, você se tornará grande sábio, grande líder, grande homem de negócios, grande esportista e tudo mais que você desejar.
  • Ore todas as noites e todas as manhãs: ‘Ó Deus, que está no profundo da minha alma, ó força infinita, manifeste-se! É o poder da palavra que faz exteriorizar a força infinita existente em você. O melhor é repetir vinte vezes essas palavras.
  • Abasteça-se com o combustível da convicção e pise firme no acelerador. E para fortalecer a sua convicção e melhorar sua capacidade de memorização, pratique a Meditação Shinsokan e mentalize: “Sou filho de Deus e por isso tenho capacidade infinita. Ter  convicção  forte é como colocar combustível no tanque do carro; e estudar verdadeiramente com confiança é como pisar no acelerador para o carro avançar.

TER CONVICÇÃO E SE ESFORÇAR É ABASTECER E PISAR NO ACELERADOR. ESTE É O MEIO PARA VENCER NA VIDA.

Meus caros jovens, precisamos formar líderes para a humanidade e a Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie tem a missão grandiosa de ajudar a iluminar a mente e o coração de todos os jovens deste Brasil e ensiná-los a sonhar. No livro dos Jovens está escrito que os sonhadores, em todas as gerações, lideraram a humanidade e construíram a cultura de hoje. Os sonhadores não vêem as limitações presentes. Não vêem os incômodos presentes. Transpondo os desconfortos atuais, com as livres asas da imaginação sonham para o futuro um mundo mais que nunca livre e cheio de alegria.

É preciso decisão, responsabilidade, compromisso com você e com o seu futuro, portanto não adianta apenas idear um sonho, é preciso uma decisão condizente ao sonho. É preciso que tenham a seguinte decisão: “Decido que realizarei isto”. “Isto infalivelmente se concretizará”. No Livro dos Jovens, aprendemos que o que vai decidir se um sonho será simplesmente um devaneio ou um sonho que se concretizará é a existência ou da decisão de agir, da coragem e da tenacidade para não interromper o esforço até que se atinja perfeitamente o alvo. Lembrando também que o nosso caráter torna-se mais vigoroso e a nossa segurança criadora aumenta na razão direta do esforço que realizamos procurando concretizar o sonho.

A vida é feita de escolhas, portanto na ociosidade, sem nenhum planejamento, esforço, decisão e oração nada acontecerá, portanto é necessário que o seu sonho se una à Sabedoria de Deus,. É por isso que não podemos nos descuidar da Meditação Shinsokan: “A sabedoria de Deus flui para dentro de mim e faz com eu idealize o mais adequado sonho. A Sabedoria de Deus indica-me todos os planos necessários para a concretização deste sonho. E Deus me dá, sem falta, a coragem inquebrantável e os recursos necessários para concretizar o sonho. E Deus me dá, sem falta, a coragem inquebrantável e os recursos necessários para concretizar o sonho”, portanto você deve mentalizar estas palavras da oração todos os dias.

O grande corajoso é aquele que vence a si mesmo, portanto se você, jovem, que ter sucesso, quer se tornar um grande líder e dedicar para o bem do próximo, então é preciso um treinamento intenso para adquirir força espiritual, garra e determinação e para isso é preciso participar dos Seminários de Treinamento Espiritual para Jovens que acontecem nas Academias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie.

2015 está aí para que, com grande alegria, possamos nos dedicar nossas aptidões, nossa força vital, nosso amor ao próximo e nossa sabedoria para o bem de todos. Jovem, conheça a regra de ouro que diz: “Dá, e receberás”, sem esperar recompensas. Aja com desprendimento, norteado pela convicção de que é filho de Deus e que todas as coisas que você necessita virá até você em abundância, Amplie o seu amor ao próximo e propague a luz, a esperança e a alegria através da divulgação dos Seminários de Treinamento Espiritual nas academias da Seicho-No-Ie.

No livro Leve Avante sua Vida, cap. 35, p. 54, o mestre Masaharu Taniguchi escreve: “Seja um líder do Movimento de Iluminação da Humanidade. Quem mais perdoa é que se tornará um grande líder. Quem mais ama é que se tornará um grande líder. Quem mais se dedica é que se tornará um grande líder. Quem consegue louvar mais tornar-se-á um grande líder. As pessoas aglomeram-se em torno daquele que tem mais a oferecer, tal como formigas ao redor de alimentos doces”.

Participe das reuniões para jovens que acontecem nas regionais e você descobrirá grandes amigos, e só o fato, de você ter tido contato com a Seicho-No-Ie através da revista Mundo Ideal que é produzida especialmente para os jovens – você já é um grande líder, por isso foi escolhido por Deus para estar diante deste grandioso Ensinamento e não terá dificuldades para promover um destino feliz para você e para todos os membros da sua família. Você possui coração de líder, você possui coração de Deus, que perdoa a tudo, que ilumina e aquece todos os seres como o Sol. Somente oferecer luz, calor e Vida, sem nada desejar em troca – este é o coração de Deus. Coração de sol é o coração de líder e jovens que tem este coração conseguem liderar grande número de pessoas e progridem a passos largos. Parabéns pelo ser grandioso que é você e que fará a diferença na vida de muitas pessoas.

Você é forte, gigante, poderoso, do tamanho do Universo. Você é “cara”.

2525Aspirante a Preletora da Sede Internacional Silvana Cassimiro de Souza

Publicado na revista Mundo Ideal #249 – Abril/2015

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *