Seminário para Jovens (Seinenkai) e Seminário para Juvenis (Juniabu) – Ibiúna-SP

Um encontro de descendentes e não descentes unidos pelo ensinamento e pela cultura japonesa

 

A Academia de Ibiúna-SP recebeu, no fim de semana dos dias 17 e 18 de setembro de 2016, o Seminário para Jovens (Seinenkai) e o Seminário para Juvenis (Juniabu).

O Seminário para Jovens (Seinenkai) teve como temática central “Quem sou eu: infinitas formas de expressar o infinito” contou com as orientações do Preletor da Sede Internacional Antonio Shotaro Ishida Oshima, Preletor em grau Júnior Marcelo Naoki Onodera, Líder da Iluminação Luiz Augusto de Lima Leal Castro Peixoto e, como convidado especial, Preletor grau Júnior Regis Yoshio Shimanoe.

O mundo repleto de informações no qual o jovem da atualidade está imerso, faz com que surjam dúvidas e questionamentos, e então, dentro das infinitas possibilidades, quais estão adequadas a sua verdadeira missão? Somos seres capazes de expressar infinitas formas de acordo com a nossa capacidade infinita? Essas e outras reflexões fizeram parte dos ensinamentos.

Já o Seminário para Juvenis (Juniabu) abordou como tema central “Conecte-se com a Vida: eu e o outro somos um”, e foi orientado pelo Preletor em grau Máster Romeu Pace Filho, Preletor em grau Sênior Luiz Hideo Tamaru e pela Preletora em grau Júnior Luciana Pissuto Trevisan.

Já de início, a palestra que teve como título “Saindo do virtual e conectando-me ao mundo real”, os junias já tiveram a oportunidade de pensar como utilizar da tecnologia e do virtual com sabedoria, não como uma forma de se esconder do que se vivem de verdade. Durante toda a programação, vários foram os pontos a serem repensados, ou seja, sua conexão com o mundo, com seus pais, com os amigos e irmãos, com a Vida de Deus… Além disso, a equipe de atividades estiveram a todo instante, agindo prontamente para desenvolver em todos os momentos de descontração, momentos de grande aprendizados.

Neste fim de semana também,  a atividade denominada “Cartas para Deus” orientou diversos jovens por meio de cartas. E como diferencial, oficinas culturais fizeram parte da programação onde os interessados puderam participar nos intervalos. Para os seinens, oficinas de matsuri dance, origami, desenho e caligrafia. Já os junias tiveram as oficinas de taiko, origami, caligrafia e desenho.

O Seminário para Jovens (Seinenkai) já está na sua 96ª edição e o Seminário para Juvenis (Juniabu) na 37ª edição. Um evento tradicional promovido há décadas pela Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL na Academia de Ibiúna-SP, que iniciou com a dedicação e o amor dos pioneiros deste Sagrado Movimento.

Os seminários, que antes eram chamados de Seminário para Jovens (em japonês) e Seminário para Juvenis (em japonês), após aprovação, passaram a atual nomenclatura justamente para indicar que o evento em si não possui mais a programação, na íntegra, em língua japonesa e agora, indicam os departamentos responsáveis pela sua realização.

Atualmente, ambos contam também com o público não descente que, muito mais do que a língua japonesa e a tradição, são atraídos pela cultura, se identificam com as atividades do Nichigo Seinen e Juniabu, tornam-se dirigentes e trabalham frente a AJSI das regionais japonesas.

Os próximos eventos Seinenkai e Juniabu, acontecerão nos dias 04 e 05 de março de 2017, na Academia de Curitiba-PR, e serão organizados pela AJSI DO BRASIL em parceira com as regionais japonesas do Paraná. Fiquem atentos e participem!

 

Por Caroline Yurie Kikuchi / Fotos de Fabio Yukio Suetsugu e Caroline Yurie Kikuchi

 

.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *