Seminários para Jovens e Juvenis (em japonês)

Seminários para Jovens e Juvenis (em Japonês)

Alegria, harmonia, gratidão, reflexão: esse foi o clima dos seminários para jovens e juvenis (em japonês) ocorridos nos dias 23 e 24 de fevereiro, na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual em Ibiúna-SP.

Realizados duas vezes ao ano, esses seminários são voltados para jovens Nikkei, de 11 a 35 anos, e simpatizantes da cultura japonesa. A programação mescla os dois idiomas, português e japonês, permitindo que os seminaristas vivenciem o ensinamento em sua língua original.

Com o tema Superando o Seu Próprio Ser, o Seminário para Jovens (Seinen) contou com a orientação dos preletores Maçato Yamaoka, Régis Yoshio Shimanoe e Keli Pereira Del Pozzo. Temas como ego, medo, perdão, amor e iluminação foram abordados, com o intuito de mostrar aos jovens que é possível, a cada dia, se tornar uma pessoa melhor, para aqui manifestar o Mundo Ideal.

O preletor Maçato Yamaoka emocionou a todos em sua palestra sobre o tema Pais, ao contar seu próprio relato de experiência, e ao permitir que os seminaristas, com os olhos cerrados, visualizassem os rostos de seus pais ao som de uma gaita tocada por ele mesmo. “A palestra do professor Yamaoka mexeu muito comigo, consegui me colocar no lugar dele em seu relato e refletir sobre a gratidão que sinto pelos meus pais. Foi tudo muito tocante”, disse, emocionada, a jovem da regional SP-ABC, Adriana Lieko Ideyama.

A vibração do Seminário para Juvenis (Junia) foi de entusiasmo e descontração. Com o tema Identidade Junia: embarque para o Bem, o seminário foi orientado pelos preletores Sheila Miyazaki de Lima e Marcelo Naoki Onodera, e pelos Líderes da Iluminação Luciana Pissuto Trevisan e Bruno Chiba Faccini.

Palestras com assuntos complexos não subestimaram a idade dos junia. De forma muito didática, a Líder da Iluminação Luciana Pissuto Trevisan abordou o tema Imagem Verdadeira vs Imagem Fenomênica, mostrando aos jovens que é possível manifestar o mundo perfeito de Deus em nossas vidas, aqui e agora, através de nossas mentes.

A jovem Jéssica Megumi Noguchi da regional SP-1 inspirou a todos com o seu relato de experiência. Antes tímida e cheia de complexos de inferioridade, ela conseguiu aos poucos superar todas as suas limitações e, nesse seminário, estava sendo uma das apresentadoras (shikai).

Diversas atividades reflexivas, vivenciais e de integração foram realizadas em ambos os seminários. Procurou-se fazer exteriorizar toda a capacidade infinita dos jovens, e conscientizá-los da sua natureza divina Homem Filho de Deus.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *