Qual é o Grilo

Tenho o hábito de consumir excessivamente

“Tenho o hábito de consumir excessivamente. Como fazer para eliminar essa carência, que se manifesta como consumo excessivo?”

Resposta:

Reverências, muito obrigado.

Parabéns pela atitude de vir buscar orientação na Seicho-No-Ie. Nossa vida é feita de decisões, e tenho certeza de que, pelo fato de vir buscar orientação aqui, você tomou a decisão de mudar. Assim, seu problema já começa a se resolver!

O fato de ter dinheiro ou credibilidade suficiente para consumir excessivamente é um fato digno de gratidão. Portanto, antes de mais nada, sugiro agradecer a Deus pelo fato de possuir condições de consumir excessivamente, conforme a primeira e a quinta Normas Fundamentais dos Praticantes da Seicho-No-Ie – “Agradecer a todas as coisas do Universo” e “Ver sempre as partes positivas das pessoas, coisas e fatos e nunca as suas partes negativas”. Além disso, o consumo em si não é algo maléfico; muito pelo contrário, é benéfico no sentido de movimentar a economia e beneficiar os trabalhadores e empresas envolvidas na cadeia produtiva dos serviços/bens. Por isso, não guarde sentimento de autopunição ou culpa por ter esse hábito no passado.

Esse hábito já ficou no passado, pois a Seicho-No-Ie acredita que, através do poder da palavra, podemos mudar nossos atos, nossos hábitos e nosso destino. Portanto, diga que já consome com sabedoria.

Você comenta na pergunta que esse consumo excessivo é feito para cobrir uma carência existente em sua mente. Parabéns pela sua capacidade de autoanálise!

Tal carência não existe no mundo da Imagem Verdadeira, mundo criado por Deus. Sendo a carência um sentimento ilusório, esse sentimento será eliminado quando voltar a mente para Deus, assim como está escrito na Sutra Sagrada Palavras do Anjo: “Quando se conscientiza a Imagem Verdadeira da Vida, destrói-se a ilusão”. Assim, quando essa carência assolar a sua mente, negue-a veementemente e faça mentalizações positivas e orações (no livro Minhas Orações, há inúmeras orações que podem ser utilizadas. Sugiro a “Oração para eliminar o medo, a desconfiança e os maus hábitos”). Como é um sentimento ilusório e está sendo exposto à luz, com certeza, conforme a prática, tal sentimento irá desaparecendo e, quando você menos perceber, verá que ele não existe mais.

Adicionalmente, recomendo preencher a mente com pensamentos de luz por meio da leitura de livros e da sutra sagrada e a prática da Meditação Shinsokan. Se não sabe como praticar a Meditação Shinsokan, recomendo procurar a Regional mais próxima de você e aprender. Assim procedendo, tenho certeza de que em breve terá um ótimo relato para compartilhar conosco.

Que você tenha cada vez mais sucesso!

Muito obrigado!

Preletor em grau Aspirante Ricardo Hiroshi Takahashi

 

Publicado na revista Mundo Ideal #250

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *