daconta

Você dá conta do recado?

8 Dicas para se tornar um profissional multitarefas

Quando alguém se depara com uma vaga como essa, logo lembra que hoje o mercado valoriza o chamado profissional multitarefa, aquele capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo — afinal, só assim para dar conta do trabalho.

O mestre Masaharu Taniguchi no livro A Verdade da Vida – Vol. 7 diz: “O trabalho não mata ninguém, mas a ansiedade e os temores desnecessários são monstros assassinos que destroem pessoas. A ansiedade leva muitas pessoas a se desgastarem, fazendo-as repetir mentalmente dez, quinze ou até vinte vezes um trabalho que nem mesmo foi iniciado. Como vemos as preocupações não só agem como vampiros que sugam a nossa vitalidade, como também reduzem qualidade e a quantidade de nossos trabalhos. Ninguém consegue exteriorizar plenamente a sua capacidade quando esta com a mente obstruída por aflições.” Ou seja, é importante não ser escravo das preocupações do seu trabalho ou até mesmo da sua vida pessoal.

Aprendemos na Seicho-No-Ie que o homem é possuidor de capacidade infinita. Essa capacidade, ao contrario do que se pensa, ela não é desenvolvida, e sim nós já a possuímos em nosso interior. E para que ela fique cada vez mais latente em nossas vidas e possamos vivenciar múltiplas tarefas sem nos cansar ou nos “atrapalhar” com os diversos trabalhos. É importante a pratica diária da Meditação Shinsokan. “Quando através da Meditação Shinsokan, alcançamos um elevado estado espiritual, tomamos consciência da nossa união eterna com aquele que governa o mundo (Deus). E, ao nos conscientizarmos de nossa união eterna com Deus, nasce do profundo da alma a certeza intima de que tudo neste mundo, não importa qual seja a aparência dos fatos, está se movimentando no sentido de nos fazer crescer cada vez mais.”

Nesse ponto a Meditação Shinsokan pode ser considerada o “pão espiritual” nosso de cada dia. Para nossa vida é necessário também o “pão material”, mas o “pão espiritual” é muito mais necessário. Se a melhor ideia para cada dia nascer através da meditação Shinsokan que fazemos pela manha, nós não teremos necessidades de nos preocuparmos com os problemas de amanha desde hoje.

Precisamos conhecer o poder da oração. A oração é uma forma de sintonização com Deus e, sintonizando-nos com Deus, espontaneamente receberemos ideias oportunas para realizar o seu trabalho de forma eficaz.

 

E para que cada um de vocês possa assumir as rédeas de sua vida e atingir o sucesso sem limite, damos 8 dicas para se tornar um profissional multitarefas.

 

  • Tire o máximo das horas matinais

“Aquele que aproveita bem as horas matinais, valoriza o dia inteiro; e, aproveitando bem as horas matinais todos os dias, valoriza toda a sua existência.”

 

  • Viva sorrindo alegremente

“Vivamos, todos nós, alegres e felizes como passarinhos. O lar onde reina a alegria e progride infalivelmente. Esse é o lar SEICHO-NO-IE (Lar do Progredir Infinito). Este mundo não está precisando de tristezas. “

 

  • Viva segundo os princípios do relógio de sol

“Faça o possível para registrar apenas as horas radiantes, ou seja, lembre e fale somente de momentos alegres e felizes; use o poder criador da palavra para expressar a alegria. Eis o segredo da felicidade. “

 

  • Conquiste o agora com toda a sua força

“O que é possível realizar agora, poderá se tornar impossível noutra hora. Agora é o melhor momento! Agarre a oportunidade do agora! Conquiste o agora, á vontade! A partir disso, você poderá descortinar o futuro. “

 

  • Queime a ponte que acabou de atravessar

“Aquele que, admitindo a possibilidade de falhar, fica desenhando na mente o fracasso e preparando-se para isso, não pode exteriorizar a sua força total. Queimar a ponte que acabou de atravessar significa que, ao tomarmos a decisão de atingir um objetivo, devemos avançar a todo custo, impedindo voluntariamente o transito por quaisquer outros caminhos que não conduzam ao nosso objetivo. É viver, eliminando todos os caminhos de retrocesso. “

 

  • Domine seu mundo mental

“Quando um determinado pensamento é gravado com insistência no cérebro de uma pessoa, passa a operar uma alteração no caráter e na condição física dessa pessoa. Por isso, é aconselhável fazer um treinamento mental que consiste em manter, pelo menos durante uma hora por dia, pensamentos felizes, alegres, generosos e altruísticos.”

 

  • Aja com decisão, persistência e coragem

“Para tomar uma decisão, é preciso ter coragem. E, para pôr em prática a decisão tomada, é preciso ter firmeza e persistência. As pessoas decididas põem seus projetos em prática, sem ficar conjecturando indefinidamente as possibilidades de êxito e fracasso.”

 

  • Não tema o fracasso

Não haverá manifestação concreta no mundo das formas se não existir primeiro uma firme autoconfiança no mundo da mente. Todo efeito encontra-se, desde o principio, dentro da respectiva causa. Assim, a autoconfiança é a causa, e a concretização dos sonhos ou ideais no mundo exterior é o efeito que infalivelmente se produz a partir dela.”

 

Trabalhar com amor é manifestar Deus que habita dentro de nós; é vivificar a nossa própria vida, a nossa própria alma.

Os trabalhos executados com amor sempre são melhor elaborados do que aqueles executados unicamente por senso de obrigação. Isso porque nesses trabalhos faz-se presente o amor, faz-se presente Deus, faz-se presente a Vida. Por isso, esse trabalho será um trabalho repleto de vida, repleto de alma. Será, portanto, uma obra divina.

Aspirante a Preletor da Sede Internacional Luiz Takeo Onuki

Publicado na revista Mundo Ideal #255 – Outubro/2015

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *